Livros que tratam do tema inclusão social estarão presentes na Bienal Internacional do Livro de São Paulo que, em 2008, chega à sua 20ª edição
Grande evento cultural da América Latina e o segundo maior do mercado editorial no mundo, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega em 2008 à sua 20ª edição. Ao visitar a feira que acontecerá entre os dias 14 e 24 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, não deixem de procurar por publicações que tratam de assuntos voltados para a inclusão social de pessoas com deficiência.
Uma das novidades trazidas pela editora Paulinas é o livro Dança Down, escrito em tinta e em braile. A obra da autora Cláudia Cotes conta a história de uma menina, a Aninha que passa a ter uma nova amiga na escola, a Cuca, uma garota com síndrome de Down. Cuca sabe dançar como ninguém. Poético e terno nas linhas "não escritas", o texto brinca com a palavra down: showdown, downvertido e downçar.
Cláudia é presidente da ONG Vez da Voz, instituição que luta pela inclusão da pessoa com deficiência. O convívio com cantores cegos, surdos, intérpretes de Libras e bailarinos com deficiência levou a autora a escrever o livro. "Nas minhas histórias, quero falar das crianças com deficiência com a dignidade e o mundo lúdico que elas merecem", diz Claudia que estará presente na Bienal, no estande da editora Paulinas, no dia 17 de agosto.
A Bienal Internacional do Livro é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela Francal Feiras - uma das maiores promotoras de feiras de negócios do país. Esta edição conta com patrocínio de Volkswagen e Ipiranga, co-patrocínio do HSBC e Submarino, e apoio de Visa, Anhembi, Prefeitura da Cidade de São Paulo e Ministério da Cultura.
Dois países serão homenageados nesta edição: o Japão, em razão do centenário da imigração, e a Espanha, pela realização da sétima edição do Congresso Ibero-Americano de Editores na véspera da Bienal.
São 350 expositores nacionais e estrangeiros reunidos em 70 mil m² do pavilhão do Anhembi, representando mais de 900 selos editoriais. Segundo a assessoria de imprensa da Bienal a expectativa é de que cerca de 800 mil pessoas visitem os onze dias da feira.
20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 14 a 24 de agosto de 2008
Horário: 10h às 22h