terça-feira, 25 de maio de 2010

CONADE EM TEMPO REAL

CONADE EM TEMPO REAL


Por ocasião da realização da 69ª Reunião Ordinária do Conade, que será realizada em 15 e 16 de julho, em Brasília, o Conselho vai inaugurar uma nova fase em seus 10 anos de existência. Com o auxílio da Procuradoria Geral da República, será possível acompanhar a reunião plenária através da internet, em qualquer lugar do mundo. Ver e ouvir, on-line, o que estará sendo debatido na reunião. Com isso, quem estiver interessado no assunto, ou quiser ficar por dentro do que está circulando no Conade é só acessar o link específico e acompanhar tudo que se passa no plenário do Conade. Ao vivo!

Este é mais um passo de um processo de divulgação das ações do Conade que foi iniciado pela atual gestão do Conselho. Os outros passos que foram dados anteriormente foi a retomada da Campanha da Acessibilidade e a modernização do Conade Informa, boletim editado pela Comissão de Comunicação Social (CCS) para divulgar as deliberações do plenário.

Encerrar a atual gestão com o Conade reconhecidamente respeitado como a instância máxima de controle social na área da pessoa com deficiência foi a meta almejada por todos os conselheiros, titulares e suplentes, quando o tema foi debatido no Planejamento Estratégico do Conselho para o biênio 2009/2010. Na oportunidade foi discutida e criada a Visão Futura do Conade: Ser reconhecido como instância nacional de controle social, paritária e autônoma, para a inclusão das pessoas com deficiência. Enfrentando o desafio, o Conade expandiu a Campanha da Acessibilidade, reformulou o Conade Informa e obteve o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão para a transmissão das reuniões plenárias pela Internet, medidas que contribuem para a solidificar a imagem do Conselho.

A visão de futuro construída pelos conselheiros está alinhada com as deliberações da I e da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que defendeu a existência de um Conselho Nacional forte e reconhecido por toda a sociedade como instância máxima de defesa das pessoas com deficiência.

Durante esta gestão, a Campanha da Acessibilidade foi divulgada para quarenta milhões de telespectadores, nos intervalos dos jogos de futebol transmitidos pela TV, e para mais de 300 mil pessoas em eventos presenciais. E tudo isso com o custo quase zero, graças às parcerias e patrocínios conseguidos para a divulgação da Campanha. Se considerarmos o que foi gasto de verba do orçamento do Conade, corresponde a menos de um centavo de real por pessoa atingida. No Relatório Social de 2009 da Rede Globo, o Conade é o único Conselho citado como entidade apoiada pela emissora. Isto é visibilidade e reconhecimento.

Em Mato Grosso, após a adesão à Campanha, o Tribunal de Contas do Estado incluiu a acessibilidade como item de verificação nas suas ações de auditoria. Isto é resultado da construção de uma rede de garantia de direitos.

No início da atual gestão, o Conade Informa foi todo reformulado e passou a apresentar os assuntos debatidos nas reuniões plenárias de forma atrativa e dinâmica, tornando a sua leitura mais fácil e prazerosa. Muitos são os comentários que chegam elogiando o informativo, não só pela sua apresentação, mas também pela qualidade do seu conteúdo. A nova roupagem desse informativo e a qualidade do seu conteúdo tem levado muitos interessados a solicitar a inclusão de seus endereços eletrônicos na mala direta do Conade. E o custo do Conade Informa? Zero! O boletim é editado pelos conselheiros, distribuído por e-mail e disponibilizado na página do Conade. Isto também é visibilidade e reconhecimento.
O Conade está se modernizando. Fique de olho e confira as novidades.

Fonte: Comissão de Comunicação Social (61) 2025-3673