domingo, 27 de abril de 2008

SISTEMA DE ESCOLAS INCLUSIVAS APROVADO NO BRASIL

PROFESSORES APROVAM SISTEMA DE ESCOLAS INCLUSIVAS EM CONFERÊNCIA NACIONAL
Professores e delegados - representantes estaduais com poder de voto - aprovaram em 18 de abril de 2008, em Brasília (DF), a construção de um sistema de educação inclusivo que permita que estudantes com necessidades especiais, transtornos e altas habilidades possam ser matriculados e freqüentar uma escola regular.
A decisão aconteceu durante plenária da Conferência Nacional da Educação Básica, que reuniu cerca de 2 mil participantes de diversos Estados entre os dias 14 e 18 de abril de 2008. Os representantes também rejeitaram a proposta de continuidade das escolas e classes especiais para substituir a escolarização deste alunos.
As propostas aprovadas pela Conferência integram um documento que deverá auxiliar o MEC (Ministério da Educação) na elaboração de ações, programas e políticas educacionais.
"A decisão representa uma conquista dos movimentos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, na afirmação de educação de qualidade para todos", avalia Cláudia Dutra, secretária de Educação Especial.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u393989.shtml