domingo, 24 de janeiro de 2010

ACESSO À LEITURA POR DEFICIENTES VISUAIS E A PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010

MESA REDONDA
ACESSO À LEITURA POR DEFICIENTES VISUAIS E A PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Data: 29 de janeiro de 2010
Horário: 10h
Local: Auditório Bruno Rüedell do Centro Universitário La Salle, Prédio 8, 3º andar. Canoas - RS

A atividade a ser coordenada pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) ocorrerá com o intuito de colaborar com a União Mundial de Cegos, visto que esta organização internacional propôs à Organização Mundial de Propriedade Intelectual a elaboração de um Tratado Internacional para regulamentar as relações entre os leitores com deficiência visual e os detentores de direitos autorais.

A existência de um Tratado Internacional dessa natureza será instrumento importante para o acesso à cultura pelos deficientes visuais e para a difusão cultural entre pessoas com deficiência visual de países diferentes.

A realização dessa atividade colaborará com a construção de uma política cultural a ser desenvolvida internacionalmente para melhorar o acesso à cultura pelas pessoas com deficiência visual de todo o mundo.

Participarão como debatedores da mesa redonda proposta, as seguintes personalidades:

- Pablo Lecuona, desenvolvidor da biblioteca eletrônica Tiflolibros de Buenos Aires, na Argentina, e representante da União Latinoamericana de Cegos – ULAC junto à Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI;

- Dr. Allan Rocha de Souza – Graduado em Direito. Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultor em Direitos Autorais da UNESCO e Ministério da Cultura. Pesquisador em Políticas Públicas, Desenvolvimento e Propriedade Intelectual.

- Pedro José Milliet – Desenvolvedor Sênior e Arquiteto de Informação da Fundação Dorina Nowill para Cegos – FENC. Criador dos sistemas de produção e litura de livros digitais acessíveis, LIDA, Dorina Daisy e Dorina Daisy Reader. Participação na implantação do Daisy Latino, Consórcio Daisy na Austrália e Inglaterra e Consócio Daisy da União Mundial de Cegos.

- Clóvis Alberto Pereira – Graduando em Ciências Sociais; consultor em Acessibilidade da LARAMARA e membro da Comissão de Comunicação e Relações Institucionais da ONCB.

- Airton Simille Marques – Técnico em Eletrônica, programador de computador, criador de programas de gerenciamento de Biblioteca e organizador da Biblioteca Digital da Biblioteca Pública do Paraná.


Mais informações:
Secretaria da ONCB
Telefone: (61) 3041-8288