quarta-feira, 5 de novembro de 2008

AMAZONAS LANÇA FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

PORTAL DO GOVERNO DO AMAZONAS LANÇA FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

Já estão em pleno funcionamento as ferramentas de acessibilidade digital no Portal Oficial do Governo do Estado do Amazonas e sites vinculados ao sistema. A Processamento de Dados Amazonas S.A - PRODAM foi fundamental para a disponibilização dessas ferramentas, já que é a empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Portal e grande parte dos sites dos órgãos do Estado. A acessibilidade digital visa a garantir o acesso a informações aos usuários com algum tipo de deficiência ou necessidade especial.

No caso do Portal do Governo do Amazonas e sites vinculados, as ferramentas disponíveis beneficiarão pessoas com certo grau de deficiência visual, através de dispositivos que permitem aumento das letras e leitura de todos os textos divulgados por meio de um sintetizador de voz. O sintetizador de voz utilizado consiste num sistema baseado na tecnologia Readspeaker, que permite a vocalização instantânea de todos os conteúdos que são alimentados nos sites. O Estado do Amazonas é o pioneiro no Brasil no uso desta tecnologia. Tanto para o aumento das letras quanto para ouvir o conteúdo, o visitante não precisa baixar nenhum software: basta possuir computador com placa de som, auto-falantes e conexão de internet. O objetivo é ampliar ainda mais o acesso aos cidadãos do Estado às informações do Governo, contribuindo com a inclusão digital e social da população.

Você já pode utilizar essas ferramentas também no site da PRODAM (www.prodam.am.gov.br): observe a barra com teclas azuis bem ao centro das páginas. Além de ouvir o conteúdo e aumentar as letras é possível também gravar em mp3 todo o conteúdo que você ouvir.

PRODAM