sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DIA DE COMBATE AO CÂNCER


27 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
"Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil"

O câncer infanto-juvenil foi o tema escolhido para este ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro. O objetivo é conscientizar os profissionais da saúde para a importância do diagnóstico precoce da doença integrado ao tratamento adequado. O câncer é uma das cinco principais causas de morte em crianças de 5 anos e a segunda maior na faixa etária dos 5 aos 19 anos

Nesta ocisão, o INCA e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) vão lançar a publicação "Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil". O estudo inédito mostra a situação do câncer infanto-juvenil no país, com informações sobre incidência e mortalidade. Preparado por especialistas da área, o trabalho será uma base teórica indispensável para subsidiar a discussão sobre políticas públicas na área de oncologia pediátrica do país.

Nesta mesma data, o INCA também lançará uma página na internet para promover a troca de conhecimentos relacionados à atenção integral a este tipo de câncer. O novo espaço virtual fará parte da Rede Câncer e pretende reunir as experiências bem sucedidas de diferentes serviços e entidades, públicas e privadas, oferecendo também atualização de notícias, estatísticas e informações relevantes sobre o assunto.

Um importante passo para o controle do câncer infanto-juvenil no país foi dado em julho com a criação do Fórum Permanente de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Câncer. A iniciativa tem como eixos fundamentais o diagnóstico precoce, a melhoria da qualidade da assistência e a integração das parcerias para o controle da doença.
Data: 27 de novembro de 2008
Horário: 14h
Local: 4º andar da sede do INCA (Praça Cruz Vermelha, 23. Centro). Rio de Janeiro - RJ
Maiores informações: