segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DIA DO DOADOR DE SANGUE

25 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
"Doe sangue regularmente"

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, foi criado, em 2004, para destacar o papel que os doares desempenham na vida de milhões de pessoas e para aumentar a consciência das pessoas e das autoridades de saúde sobre a importância da disponibilidade, segurança e uso adequado do sangue e dos seus derivados. Uma resolução aprovada pela Assembléia Mundial da Saúde em 2005 reconheceu que a doação de sangue regular, voluntária e não remunerada é determinantes para o abastecimento seguro, adequado e sustentável de sangue. No Brasil, desde 1964, também é comemorado, no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue.

O tema deste ano - 'Doe sangue regularmente' - representa o esforço para fomentar, entre os voluntários, a doação regular e por longo prazo, essencial para apoiar os programas nacionais de sangue na construção de uma base estável de doadores, no abastecimento contínuo, na manutenção dos estoques necessários à demanda nacional e na melhoria da qualidade do sangue disponível.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a procura clínica por sangue aumenta em todo o mundo, servindo para apoiar os avanços da medicina e de procedimentos cirúrgicos. Embora o padrão de uso do sangue varie em diferentes países, ainda há uma grande necessidade do produto nos tratamento de complicações durante a gravidez e no parto e na anemia severa na infância.

A existência de doadores voluntários, que fazem isso regularmente e sem receber nenhuma recompensa, exceto a satisfação pessoal, é fundamental para a garantia da qualidade do sangue disponível nos sistemas de saúde. Por essa razão, segundo a OMS, essas pessoas devem ser reconhecidas e valorizadas por toda a sociedade. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Saiba como se tornar um doador.

Maiores informações:
Telefone: 0800-2820708 Disque Sangue
Site: http://www.anvisa.gov.br/sangue/hemoterapia/hemocentros/index.htm