terça-feira, 11 de agosto de 2009

REFERÊNCIAS DA TEORIA CRÍTICA DO DIREITO NO BRASIL

PASSO FUNDO ENTRE AS REFERÊNCIAS DA TEORIA CRÍTICA


Ensaio publicado na Revista Eletrônica Consultor Jurídico em 03 de agosto de 2009 inclui a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) entre as organizações da sociedade civil para o estudo da Teoria Crítica do direito no Brasil. O estudo também identifica Paulo César Carbonari (professor do IFIBE e sócio da CDHPF) entre os pesquisadores cuja atuação acadêmica em direitos humanos é destacada. O estudo produzido por Vinícius Roberto Prioli de Souza e Luciana Laura Tereza Oliveira Catana faz o mapeamento das principais posições teóricas e dos principais agentes (institucionais e individuais) com atuação para o desenvolvimento da teoria crítica do direito no Brasil.

Para o diretor geral do IFIBE, professor José André da Costa, a inclusão da instituição entre as organizações que se dedicam ao estudo da teoria crítica e de um de seus professores entre as referências acadêmicas no tema dos direitos humanos é motivo de orgulho e revela o reconhecimento da atuação. Segundo ele: “O estudo publicado pela Revista Consultor Jurídico é motivo de celebração, mas também é incentivo para que continuemos investindo na reflexão e na ação crítica. Mostra que as opções institucionais que temos feito nos últimos anos, investindo em sólida formação filosófica e em iniciativas de pesquisa e ensino em direitos humanos, ganha espaço e repercussão. Nos resta honrar o reconhecimento qualificando ainda mais nossa atuação”.

Nei Alberto Pies, coordenador geral da CDHPF, recebe a notícia da citação da entidade com alegria. Diz: "No ano em que a CDHPF celebra 25 anos de atuação em direitos humanos, o reconhecimento expresso no estudo mostra que, acima de tudo, o compromisso com a luta permanente pelos direitos humanos é cotidiano. Lutar por direitos humanos é assumir posição. Esta menção nos encoraja a continuar firmes na posição que temos levado adiante nos últimos anos".

O professor Paulo César Carbonari, citado entre os sete principais pesquisadores em direitos humanos pelo estudo, autor de vários livros e ativista no tema dos direitos humanos, diz que o reconhecimento é desafiante. Segundo ele: “Estar entre as referências nacionais em direitos humanos só nos provoca a qualificar ainda mais as reflexões e a abrir ainda mais o leque de diálogos e ações, sobretudo porque ainda há muito o que fazer para que os direitos humanos sejam efetivos na vida de todas e de cada uma das pessoas”.

Artigo "ENSAIOS SOBRE A TEORIA CRÍTICA DO DIREITO NO BRASIL" no site: