segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DEFICIENTES VISUAIS CONCLUEM CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA

DEFICIENTES VISUAIS CONCLUEM CAPACITAÇÃO EM INFORMÁTICA


Mais uma turma do curso de Capacitação Digital para Deficientes Visuais recebeu hoje, 24 de agosto de 2009, no Paço Municipal, certificados de conclusão das aulas. Dentro da 12ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a formatura contou com as presenças do prefeito José Fogaça, do diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, e do secretário da Acessibilidade, Tarcízio Cardoso, que entregaram certificados de conclusão a sete participantes do curso.

Foi a oitava turma de deficientes visuais da unidade do Centro de Capacitação Digital da Usina do Gasômetro, que já formou 35 alunos. “Já estamos no quarto ano do projeto e sempre com muito sucesso. É a realização de um grande sonho de inclusão da prefeitura. Estamos realizando um projeto para oferecer oportunidade de capacitação digital para pessoas com deficiência visual com enorme capacidade de vencer obstáculos, coragem para superar os problemas e chegar aonde chegaram”, afirmou Fogaça.

Para a técnica em administração Ligia Leal dos Santos, de 43 anos, além de melhores oportunidades no mercado de trabalho, o curso representa mais autoconfiança. “Antes tinha medo de mexer no computador, tentei fazer outro curso. Com as aulas da prefeitura, foi diferente, o método me fez sentir mais confiante e aprender. Posso ter a capacidade que tinha antes, quando trabalhava como secretária, mas agora tenho também o conhecimento de informática”, considera Ligia.

A programação pode ser conferida no site da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social.

Aplicativo - O Centro de Capacitação Digital (CCD) da Procempa já formou mais de 12,4 mil alunos e possui cursos voltados para os deficientes visuais em parceria com a Fundação Bradesco. Eles são ministrados com a nova versão do software Virtual Vision 6.0 nas unidades Restinga e Usina do Gasômetro. O aplicativo, que lê a tela do computador e comandos de teclado ao usuário, permite que pessoa saiba o que está conectando e produzindo no micro. "Alguns alunos já têm esta versão em casa e, desta forma, fica mais atraente e fácil para aprender. O curso não fica defasado”, explica a monitora do curso, Janete Schneider.

O curso é dividido em módulos de Introdução à Informática, Sistemas Operacionais, Pacote Office e Internet, promovendo o contato direto com as principais ferramentas digitais. A Procempa pretende sempre incentivar o uso cotidiano da tecnologia. As vagas para os cursos regulares do CCD da Restinga, Usina do Gasômetro e Câmara estão permanentemente abertas. As inscrições devem ser feitas pela Central de Atendimento: (51) 3289-6391, das 8h às 18h. As informações necessárias são número do RG, endereço, telefone e data de nascimento. O único pré-requisito é possuir, no mínimo, 12 anos de idade.


VIRTUAL VISION 6.0

O Virtual Vision é a solução para que pessoas com deficiência visual possam utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer, o Lotus Notes e outros aplicativos, pela leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz. A nova versão do Virtual Vision acessa o conteúdo presente na Internet através da leitura de páginas inteiras, leitura sincronizada, navegação elemento a elemento, e listagem de hyperlinks presentes nas páginas. O software também possibilita o uso de programas de comunicação, como Skype e MSN, emuladores de terminais, aplicativos de desenvolvimento e processos, entre outros.