quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MOSTRA CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO

MOSTRA CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO


Desde 2004, o projeto Cinema Nacional Legendado é acessível para pessoas deficiência auditiva, e a partir de 2007 passou a contemplar também as com deficiência visual, através do sistema de audiodescrição.

Para agregar a audiodescrição, a mostra contou com o apoio do Centro Cultural do Banco do Brasil - Rio, que equipou sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com tecnologia avançada, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões, etc. Com este processo, que grava e transmite as "imagens" por fones às pessoas com deficiência visual, o filme pode ser repetido inúmeras vezes. Antes desta mostra, a audiodescrição era feita ao vivo, por atores especialmente treinados para narrar o que se vê nas telas.

O projeto Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito tem o propósito de levar qualidade de vida as pessoas deficientes auditivos e visuais, dando-lhes a oportunidade de conhecer um pouco mais da produção cinematográfica nacional.

No Rio, a mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito acontece sempre aos sábados, às 14h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): Rua 1º de março, 66. Centro. Rio de Janeiro, Sala 1, com entrada franca. Senhas distribuídas na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão.

No dia 29 de agosto de 2009, o filme Separações, de Domingos de Oliveira, será exibido com legenda oculta (closed caption) para pessoas surdas. O longa-metragem é de 2003, com duração de 116 minutos e traz no elenco Domingos de Oliveira, Priscilla Rosenbaum e Fábio Junqueira.