quarta-feira, 25 de junho de 2008

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM PORTO ALEGRE

HPS SERÁ BENEFICIÁRIO EM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

O Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) será o beneficiário da Campanha de Doação de Sangue, que será lançada dia 25 de junho de 2008, às 19h, na sede da Ulbra (Rua Voluntários da Pátria, 506 - Centro), e terá a duração de um ano - de junho de 2008 a junho de 2009. Ela tem como objetivo incentivar a doação de sangue no Estado, aumentando para 4% o índice de doadores, que hoje é de apenas 1%, bem abaixo da demanda.

O diretor-geral do HPS, Paulo Roberto Franco Azambuja, destacou a importância da campanha para os pacientes do hospital e ressaltou que a idéia é ampliar o número de doadores, além de transformar os chamados repositores (doam em nome de um amigo ou parente) em repetidores do gesto (doam por um compromisso com a população). "Doar sangue é uma doação divina. Não dói nem prejudica a saúde, mas pode melhorar as condições de vida de muita gente", afirmou Azambuja, lembrando também o perfil do doador: idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos e boa saúde.

O diretor informou ainda que o banco do HPS possui seis mil cadastrados e recebe aproximadamente 260 doações ao mês, realizando de 300 a 400 transfusões. "Esta parceria entre a Ulbra e o Rotary com certeza vai trazer muitos benefícios ao Pronto Socorro. Uma única doação pode salvar quatro vidas, porque o sangue é fracionado em quatro componentes, e cada um atende a diferentes necessidades", ressaltou.

Para aumentar o número de doadores do HPS, o slogan da campanha provoca:
Qual a sua desculpa para não ir doar sangue? Não fique de braços cruzados enquanto falta sangue nos hospitais.