segunda-feira, 30 de junho de 2008

PRÊMIO SÓCIO-EDUCANDO


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO SÓCIO-EDUCANDO – 3ª EDIÇÃO

Experiências pioneiras e bem-sucedidas deverão inspirar o atendimento sócioeducativo no país. Premiar e dar visibilidade a experiências pioneiras e promissoras de execução de medidas sócioeducativas para adolescentes em conflito com a lei é o objetivo do Prêmio Sócio-Educando – 3ª edição, que está com as inscrições abertas de 27 de maio a 25 de julho de 2008.

Poderão inscrever-se profissionais e instituições que atuam na área, em cinco diferentes categorias: acesso à Justiça, execução de medidas em meio aberto, execução de medidas em meio fechado, municipalização do atendimento socioeducativo e produção de conhecimento. A categoria “produção de conhecimento” está aberta para projetos acadêmicos e visa a incluir pessoas físicas.

As inscrições serão feitas pela internet, no site http://www.socioeducando.org.br

Os interessados deverão preencher uma ficha com a categoria em que o projeto, programa ou pesquisa se enquadra. Efetuada essa primeira parte da inscrição, será apresentado um roteiro com informações específicas que deverão ser enviadas, por correio, à Comissão Organizadora do Prêmio.

O Conselho Consultivo do Prêmio selecionará os 15 finalistas que receberão visitas da Comissão Técnica, formada por especialistas, a fim de conferir credibilidade e transparência à decisão final. A Comissão Julgadora vai avaliar os relatórios das visitas técnicas e decidir quem serão os ganhadores e as possíveis menções honrosas.

Os vencedores terão a oportunidade de viajar em uma comitiva para conhecer um sistema socioeducativo modelo de outro país (a ser ainda definido). As instituições primeiras colocadas vão ganhar três computadores e, no caso de pessoas físicas na categoria “produção de conhecimento”, será dado um computador para cada inscrito.

A 3ª edição do Prêmio Sócio-Educando vai mapear e dar visibilidade a práticas promissoras e bem-sucedidas de socioeducação. Assim, outros profissionais e instituições que trabalham com adolescentes em conflito com a lei poderão reproduzir experiências positivas por todo o país. Deste modo, a implementação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente será garantida.

Mais informações:
Telefone: 0800 704 88 81
Site: http://www.socioeducando.org.br