sexta-feira, 13 de junho de 2008

DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL

Dia Nacional de Vacinação – 14 de junho de 2008

Porto Alegre contará com 212 pontos de vacinação em supermercados, shoppings, rodoviária e praças, além de toda a rede de serviços de saúde.
POSTOS DE VACINAÇÃO DE PORTO ALEGRE:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/postos_final_08.pdf

Para facilitar o acesso aos postos de vacinação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação estabeleceu dia de passe livre na frota de ônibus da Capital. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 18h, e as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e postos volantes, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deve vacinar 90.448 crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. Mesmo as crianças com imunizações em dia, com as três doses e reforço, ou que tenham participado de outras campanhas, devem ser levadas aos postos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde significa 95% das crianças nesta faixa etária, que é de 95.209.

Pólio - A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por um vírus que atinge o sistema nervoso, podendo causar seqüelas e até a morte. No Brasil, as campanhas contra a paralisia infantil são realizadas há 27 anos, consolidando o controle epidemiológico e a ausência da doença no país. Conhecida há mais de três mil anos, a poliomielite é uma doença que, em seu apogeu, afetou ou levou à morte cerca de 500 mil pessoas. Após 37 anos, o cientista americano Albert Sabin desenvolveu a vacina oral, derivada de um vírus vivo atenuado. No início dos anos 60, ela substituiu a vacina Salk. A Sabin, que proporciona uma imunidade completa, é de fácil administração e mais barata e, em 1988, se transformou na vacina mais usada nas campanhas mundiais de erradicação.