quarta-feira, 17 de março de 2010

2º PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS



2º PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS



A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com Ministério da Educação e a Organização de Estados Iberoamericanos (OEI), lançaram nesta quinta feira (11), às 11h30, em Brasília (DF), o 2º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Os objetivos são fortalecer as práticas educacionais existentes no país, além de promover ações e instrumentos que contribuam com a construção de uma cultura universal dos Direitos Humanos, uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. O lançamento é parte das atividades da reunião ordinária do Cômite Nacional de Educação em Direitos Humanos.

“O prêmio é importante pois temos a possibilidade de localizar experiências diversas no campo da Educação em Direitos Humanos, na área escolar com educação básica e superior e na área não formal com experiências educativas fora das experiências escolares” contou o professor Erasto Mendonça, coordenador-geral de Educação em Direitos Humanos da SEDH, explicando que ONGs, entidades civis, instituições sociais, empresas públicas e privadas e setores de educação e cultura também poderão se inscrever nesta 2° edição.

O Prêmio foi criado nas comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, com mais de 350 projetos inscritos, foram premiadas dez secretarias de educação, escolas e universidades públicas e privadas. Neste ano os vencedores receberão um total de R$ 100 mil em prêmios. As inscrições estão abertas de 1º de março a 2 de julho de 2010.

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, lançado em 2003, trata da efetivação da Educação em Direitos Humanos enquanto política pública, incorporando aspectos dos principais documentos internacionais, estabelecidos no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos da ONU.

Mais informações: