quarta-feira, 17 de março de 2010
EDUCAÇÃO DE SUBJETIVIDADES PERIFÉRICAS
PALESTRA EDUCAÇÃO DE SUBJETIVIDADES PERIFÉRICAS
O professor grego Michalis Kontopodis estará na Faculdade de Educação da UFRGS para ministrar a palestra Educação de Subjetividades Periféricas: da auto-reflexão e sucesso individual à reflexão crítica e desenvolvimento coletivo. A entrada é franca e aberta à comunidade em geral.
Data: 18 de março de 2010
Horário: 18:30
Local: Sala 601 da FACED/UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro). Porto Alegre - RS
Mais informações:
E-mail: johannes.doll@ufrgs.br
Kontopodis vai abordar um tema de grande importância em tempos de economia global e de generalizada crise sócio-política: a educação de subjetividades periféricas, isto é, de jovens e jovens adultos marginalizados, em termos de etnia, raça, classe, gênero ou em termos geográficos. O pesquisador parte da hipótese de que a educação desses jovens pode reproduzir as relações de poder vigentes ou conduzir a amplas mudanças sócio-políticas e econômicas. Kontopodis vai apresentar exemplos a partir de dois estudos de caso desenvolvidos em escolas diferentes - na Alemanha e na Califórnia. Parte de referências às obras de Vygotskij, aos estudos pós-vygotskianos e à pesquisa pós-estruturalista para analisar a relação entre os processos intra-psicológicos e processos coletivos/inter-psicológicos. Focalizará as práticas psico-educacionais dominantes que tentam motivar jovens marginalizados a perseguir seu sucesso individualmente. O papel da escrita coletiva e da reflexão crítica na educação de subjetividades periféricas são outros pontos destacados pelo pesquisador, que acredita na possibilidade que a escrita coletiva e a reflexão crítica tem na construção de futuros diferentes.
Sobre o palestrante: Michalis Kontopodis é formado em Psicologia na Grécia, tendo estudado na França, Polônia e Alemanha. É pesquisador associado no Instituto de Etnologia Européia da Universidade de Humboldt? Berlim, e secretário da Sociedade Internacional para a Pesquisa Cultural e da Atividade.