terça-feira, 14 de outubro de 2008

DIA DA BENGALA BRANCA

DIA MUNDIAL DA BENGALA BRANCA - 15 DE OUTUBRO

O dia 15 de Outubro é o Dia Mundial da Bengala Branca, símbolo de independência, liberdade e confiança das pessoas cegas. Estabelecido pela Federação Internacional de Cegos, em 1970, este dia tem como objetivo reconhecer a independência das pessoas cegas, sua plena participação na sociedade, a sua utilização permite ao deficiente visual movimentar-se livremente.

A conhecida bengala branca é utilizada por deficientes visuais em muitos países. Sua história começou em 1921 quando James Biggs, fotógrafo de Bristol, Inglaterra, ficou cego depois de um acidente. Por se incomodar com a quantidade de trânsito que havia perto da sua casa, ele pintou sua bengala de branco para ficar mais visível. Hoje a Bengala Branca é amplamente aceita como "símbolo da cegueira", e vários países têm regras distintas relacionadas ao que constitui uma "bengala para cego".

Para comemorar esta data a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que ensina desde 1958 os deficientes visuais a utilizarem a bengala branca, fará vivências sobre as questões da mobilidade das pessoas com deficiência visual, orientadas por profissionais e pessoas com deficiência visual, com o objetivo educativo. O público terá a oportunidade de experimentar e conhecer a técnica de utilização da bengala, poderá ainda aprender como conduzir adequadamente e com segurança a pessoa com deficiência visual, e mostrar ao público em geral sobre a importância das percepções dos demais sentidos. Participará do evento a presidente emérita e vitalícia da instituição, Dona Dorina Gouvêa Nowill.

Data: 15 outubro de 2008
Horário: 11h às 15h
Local: MASP (Av. Paulista, 1.578. Cerqueira César). São Paulo - SP