quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MAIS CARDÁPIOS EM BRAILE EM PORTO ALEGRE

SEACIS ENTREGA MAIS CARDÁPIOS EM BRAILE

Todos os balcões do tradicional Café Haiti, no centro da Capital, contam, desde a tarde de hoje, 30, com cardápios em braile. A coordenadora de Inclusão Social da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), Janete Schneider, entregou seis exemplares do cardápio ao proprietário do estabelecimento, João Antônio Klee. "Vamos iniciar a divulgação imediatamente. Estamos muito contentes em poder oferecer esse serviço a pessoas com deficiência visual", frisou Klee. Apenas em outubro, foram entregues pela Seacis cardápios em braile para os restaurantes do Hotel Ibis Porto Alegre, casas DaDo Bier e Café Haiti. Outro restaurante no Centro que oferece o serviço é o Sabor Latino.

A confecção do cardápio em braile é um serviço gratuito oferecido à comunidade pela Seacis. A iniciativa consiste numa ação de acessibilidade em comunicação, prevista em lei federal. De acordo com amostragem do Censo 2000 do IBGE, Porto Alegre tem mais de 116 mil pessoas com deficiência visual (8,55% da população).

O titular da secretaria, Tarcízio Cardoso, explica que a procura pelo serviço ainda é pequena. "Os interessados devem encaminhar à secretaria a solicitação para elaboração dos cardápios. A única exigência é de que os estabelecimentos comerciais cedam o papel para uso na impressora braile", diz Tarcízio. O papel é especial. Vem em formulário contínuo e tem gramatura de 120 ou 150g.
Qualquer estabelecimento comercial pode solicitar a confecção dos cardápios. O contato pode ser feito pelo e-mail cardapio@seacis.prefpoa.com.br.