segunda-feira, 20 de outubro de 2008

OBSERVAPOA ANALISA ESTATÍSTICAS SOBRE DEFICIÊNCIA

OBSERVAPOA ANALISA ESTATÍSTICAS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Pesquisadores, representantes de entidades e dos conselhos municipais participaram hoje, 20, do encontro que apresentou dados relativos a pessoas com deficiência na Capital. Os dados foram tabulados pela Gerência de Informações da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), a partir de amostragem do Censo 2000 do IBGE.

Todas as informações – e os cruzamentos do banco estatístico – podem ser consultados no site do Observatório da Cidade de Porto Alegre (http://www.observapoa.com.br). Ainda nesta semana, será possível consultar também mapas temáticos no site. De acordo com Adriana Furtado e Valéria Bassani, da Gerência de Informações, os dados foram coletados numa amostragem de 10% dos domicílios da capital (45 mil residências). O resultado aponta que a Capital tem um percentual de 14,3% da população – 194.531 pessoas – com algum tipo de deficiência, sendo que a deficiência visual registra a maior incidência (8,55%).

Os dados foram tabulados especialmente para as regiões do Orçamento Participativo (16 regiões, já que a tabulação foi anterior à criação da Região 17, Ilhas). A maior incidência de pessoas com deficiência foi verificada na Restinga (16,91%). A menor incidência ficou na Região Nordeste, com 8,21%.

Atlas de Desenvolvimento Humano - A estatística de Porto Alegre é semelhante à nacional, que registra um percentual de 14,48% da população com alguma deficiência. No Rio Grande do Sul, são 15,07%. Em todos os níveis, a deficiência visual é a que tem maior número de registros (9,8% no país, 9,62% no RS, e 8,55% em Porto Alegre). Essas informações já estão disponíveis em formato de mapas temáticos (site do Observatório).

Essa foi a primeira reunião do Projeto Democratizando Informações, do ObservaPOA. A intenção do projeto é tornar públicos, apresentar, debater e analisar informações a respeito dos mais variados temas sobre a cidade.

“Embora sejam dados de 2000, são os mais consistentes que existem em relação a Porto Alegre, Estado e Brasil”, destacou o titular da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), Tarcízio Cardoso. Em dezembro, de acordo com a assistente social Adriana Furtado, será realizado o segundo painel, com o tema Trabalho, a partir da Pesquisa de Emprego e Desemprego. Também em dezembro, será realizado o Seminário do Atlas de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Metropolitana, que inclui o IDH de 163 áreas de Porto Alegre.

A secretária Clênia Maranhão, da SMGL, destacou a importância de questões temáticas serem trabalhadas pelo projeto Democratizando Informações. De acordo com Clênia, a divulgação de dados e o debate dessas questões podem contribuir para a elaboração de políticas públicas específicas para um setor que delas necessita.