terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EDIÇÃO EM BRAILLE DO LIVRO REVELANDO AUTORES EM BRAILLE


SONHO REALIZADO

SAI EDIÇÃO EM BRAILLE DO LIVRO REVELANDO AUTORES EM BRAILLE



O Projeto Luz & Autor em Braille que integra o Eixo 2 do PNLL - Projetos Sociais de Leitura (http://www.pnll.gov.br/), desenvolvido na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga/DF tem uma grande e esperada novidade: a Fundação Dorina Nowil para Cegos, em São Paulo, acaba de enviar à biblioteca três exemplares do livro que tem produções de 83 cegos do DF e minibiografias de 58 escritores brasilienses participantes desse projeto.

Desde 2001, quando foi lançado o livro à tinta em Cuba e em Brasília (no Teatro Nacional), que os usuários da biblioteca sonha com a edição em Braille, para que cada um dos participantes tenha o prazer de ler, com os dedos, a sua produção e a de seus companheiros. Uma edição gravada foi feita, em 2008, pela voluntária Mery. Um painel da inclusão "Revelando Autores em Braille", com o mesmo nome do livro resultante do Projeto Luz & Autor em Braille foi montado na biblioteca.

Mas, nada se iguala à realização de ter o livro, agora, em Braille, para empréstimos. Foi uma espera de oito anos, com várias tentativas junto ao Senado Federal, para ter essa edição especial. Cada exemplar tem 3 partes, pois os livros em Braille são bem volumosos. Textos que falam de Brasília/Brasil, temas sociais, textos que falam sobre natureza, sobre o amor e histórias de vidas são encontrados nessa obra literária, que já teve reconhecimentos relevantes.

Segundo a autora do projeto e organizadora do livro, Dinorá Couto Cançado, voluntária na biblioteca há 13 anos, a alegria serámultiplicada quando conseguirem o apoio/patrocínio para terem uma edição bem maior, a ser feita na própria Fundação Dorina Nowill, de modo que cada autor do livro possa ter o seu livro em mãos. No ano que se comemora o bicentenário de Louis Braille, todos os esforços serão feitos. Vale dizer que uma pesquisa sobre leitura como fator de inclusão social está prestes a ser concluída, envolvendo os deficientes visuais do Distrito Federal.