quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PORTO ALEGRE INTEGRA A CAMPANHA NACIONAL DA ACESSIBILIDADE

PREFEITURA INTEGRA A CAMPANHA NACIONAL DA ACESSIBILIDADE

A prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social, vai aderir amanhã, 3, à Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Idéia, promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).

A assinatura do termo de adesão ocorrerá às 11h30, no Memorial Hermínio Bittencourt, no Estádio Olímpico Monumental. Além do titular da Seacis, Tarcízio Cardoso, aderem à campanha a diretoria do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o professor Marcos Rolim, jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e professor da Cátedra de Direitos Humanos no Centro Universitário Metodista-IPA.

Além do ato de adesão, 22 alunos da Escola Municipal de Educação Especial Elyseu Paglioli entrarão em campo no sábado, 4, com os jogadores de Grêmio e Botafogo, que disputam partida pelo campeonato brasileiro, às 16h. As crianças usarão a camiseta da campanha e exibirão uma faixa alusiva ao evento. O Botafogo já aderiu à iniciativa (veja no box entidades e pessoas que firmaram compromisso com a acessibilidade).

Conscientização - De acordo com o representante do Conade, Márcia Melo, a iniciativa consiste em uma campanha de sensibilização, conscientização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras de informação, de atitudes, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade.

As entidades e pessoas que aderem à campanha assumem o compromisso de colaborar com o desenvolvimento de programas de acesso das pessoas com deficiência física, sensorial (visual e auditiva), intelectual e múltipla aos seus ambientes, com plena utilização dos espaços físicos de uso coletivo, e dar visibilidade aos propósitos da Campanha da Acessibilidade. Conforme amostragem do Censo 2000 do IBGE, 24,5 milhões de brasileiros – cerca de 14,5% da população - possuem algum tipo de deficiência.

Márcia Melo destaca que a adesão dos clubes de futebol “está possibilitando a propagação da temática Acessibilidade de forma natural e envolvente, atuando como elemento provocador da mudança de paradigma e do despertar de uma nova consciência quanto aos direitos das pessoas com deficiência”.

Entidades, instituições e personalidades que aderiram à Campanha da Acessibilidade: Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal, Governo do Distrito Federal, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Maranhão, Governo do Estado de Goiás, Governo do Estado de Alagoas, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Mato Grosso, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional da Juventude – Conjuve, Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, Confederação Nacional do Comércio – CNC, Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos – Onedef, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil – Apabb, Instituto Marista de Solidariedade, União Brasileira de Cegos – UBC, Editora Microlins Brasil Ltda., o ator Marcos Frota, a atriz da Rede Globo Mareliz Rodrigues e o ex-goleiro da Seleção Brasileira Paulo Victor Barbosa de Carvalho, Roberto Dinamite (presidente do Vasco da Gama), Jairzinho, Zico, Botafogo de Futebol e Regatas, Santos Futebol Clube e Fluminense Football Clube.