sábado, 12 de julho de 2008

DOCUMENTÁRIO DA BBC MOSTRA PROGRAMA GAÚCHO

Documentário sobre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM)
Data: 15 de julho de 2008
Horários: terça-feira às 19:30; quinta-feira, 15:30 e sexta-feira, 1:30 e 7:30
Local: Canal da GNT

A Rede BBC de Londres realizou gravações em várias países para uma série de filmes sobre a infância do programa “The Consultative Group on Early Childhood Care and Development”.

O Brasil foi incluído nesta série como o país que está investindo na promoção do desenvolvimento da primeira infância tendo apresentado resultados de impacto através do Programa Primeira Infância Melhor, experiência gaúcha que se tornou uma política pública em 2006.

No Brasil foi filmado o primeiro programa sobre “Gestação até 3 anos de idade”. Para tal foi realizada uma pré-seleção de municípios no Rio Grande do Sul que têm o Programa implantado, seguindo critérios estabelecidos pela própria BBC.

Assim, o roteiro foi estabelecido com a orientação de se acompanhar uma família com criança de 0 a 3 anos de idade, que participe do PIM para, por meio de uma história real, mostrar que tipo de serviços integrados esta família acessa, como o trabalho de promoção do desenvolvimento integral é realizado e como a abordagem intersetorial se dá e é percebida pela família. Foi escolhida uma família do município de Caxias do Sul para ser entrevistada e a gravação teve início na residência desta família onde também foram incluídas todas as ocupações e participações desta família na comunidade.