segunda-feira, 28 de julho de 2008

PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS


PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS


No ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é lançado o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, com a proposta de identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da educação que promovam os direitos humanos.

Trata-se de uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

A partir do dia 4 de agosto, instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação poderão inscrever seus trabalhos de educação em direitos humanos e concorrer em quatro categorias, dotadas de R$ 100 mil em prêmios. As inscrições vão até 6 de outubro.

Segundo os organizadores, o prêmio foi concebido como bienal para permitir, entre uma edição e outra, a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados, contribuindo para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, tolerância e paz.