segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ACERVO ICONOGRÁFICO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA

REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA: PARTICIPE DO CATÁLOGO QUE REUNIRÁ ACERVO ICONOGRÁFICO

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da ENSP, em cooperação com o Ministério da Cultura através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal está organizando um Catálogo Iconográfico que reunirá todo acervo do laboratório relacionado aos trinta anos da Reforma Psiquiátrica. Para reunir os trabalhos - cartazes, folderes, prospectos, camisetas, botons enfim várias formas utilizadas pelo movimento da luta antimanicomial para dialogar com a sociedade sobre as diversas formas de exclusão a que são submetidas as pessoas em sofrimento psíquico - o Laps está realizando uma chamada nacional para as entidades, associações, movimentos, serviços e pessoas em geral que possuem esse tipo de material e queiram incluí-lo no Catálogo.

Haverá uma seleção do material e os selecionados farão parte do catálogo e do acervo do Laps, constando todas as informações recebidas (nome da pessoa ou entidade que enviou, autor, ano, evento etc). A instituição ou pessoa física receberá dois catálogos.

Em maio do corrente ano, durante o II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos ocorrido na UERJ, parte do acervo do Laboratório foi apresentado através de uma mostra de cartazes denominada 'Arte em movimento', de curadoria de Gianni Puzzo e apoio da Caixa Econômica Federal.

Maiores informações: