domingo, 21 de setembro de 2008

CINEMA EM PORTO ALEGRE

Um grande cineasta brasileiro e uma aspirante a tal estarão unidos entre de 19 a 25 de setembro de 2008, na sala 4 do GNC Moinhos. Nessas datas, o curta-metragem "Luciano e a Ilha", dirigido por Roberta Sant'Anna será exibido antes do filme "Ensaio Sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, longa que conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada.

Os temas abordados são Saúde e Educação, que esclarece a importância da prevenção e propõe ações de transformação; Saúde e Família, com foco no conceito de cuidador para refletir sobre as relações intra e extrafamiliares e as redes de apoio; Saúde e Urbanidade, que discute o uso e a preservação dos espaços; e Saúde e Sociedade, que aborda aspectos da psicologia e identidade social.

Confira a grade de exibição e as sinopses:
"Luciano e a Ilha"
Dirigido por Roberta Sant’Anna, acompanha um dia na vida de um menino morador da Ilha Grande dos Marinheiros. O que ele aprende na escola é confrontado com o que seu espaço de vivência demonstra.
Data: 19 a 25 de setembro de 2008
Local: GNC Moinhos ("Ensaio sobre a Cegueira"): Rua Olavo Barreto Viana, 36. Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS
Data: 14 a 20 de novembro de 2008
Local: GNC Iguatemi: Av. João Wallig, 1800. Passo da Areia. Porto Alegre - RS

"Vazio Herdado"
Dirigido por Daniel Schermann Eizirik, tem como ponto central a ausência paterna, mostrada através de um exemplo de família moradora do Morro da Cruz.
Data: 26 de setembro a 2 de outubro de 2008
Local: Unibanco Arteplex: Av. Túlio de Rose, 80. Passo da Areia. Porto Alegre - RS
Data: 21 a 27 de novembro de 2008
Local: GNC Iguatemi: Av. João Wallig, 1800. Passo da Areia. Porto Alegre - RS

"Confim"
Dirigido por Fernando Hart, apresentada a cidade formal sob o olhar de moradores de bairros sem estrutura, como o Morro da Cruz e a Ilha Grande dos Marinheiros. Condições de urbanidade e sua relação com a saúde são mostradas através de uma linguagem ágil e contemporânea.
Data: 31 de outubro a 6 de novembro de 2008
Local: GNC Moinhos: Rua Olavo Barreto Viana, 36. Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS

"O Pertencente"
Dirigido por Gabriel Faccini, aborda a condição de cidadania, contada por depoimentos pessoais e ilustrada pela difícil vida de um carroceiro, morador da Ilha Grande dos Marinheiros.
Data: 7 a 13 de novembro de 2008
Local: Unibanco Arteplex: Av. Túlio de Rose, 80. Passo da Areia. Porto Alegre - RS