Seres humanos dotados de direitos, ansiosos por igualdade entre os povos e ávidos por um mundo onde a liberdade seja real em todos os sentidos.
Liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade para viver a vida, liberdade para reivindicar, liberdade para buscar a liberdade.
E foi assim, que surgiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficiência - num dia 21 de setembro entrada da primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
De 1982 até 2005 muitos 21 de setembro foram comemorados - informalmente, embora com força e garra. Tal foram as manifestações em busca do fortalecimento do processo de mudanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência que a data passou a fazer parte do calendário oficial das datas comemorativas no Brasil. A Lei no. 11.133, de 14 de julho de 2005 instituiu o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". A data, tem sido comemorada, não como um dia de luta pelas pessoas com deficiência, mas sim como momentos de reflexão na busca de novos caminhos para o fortalecimento das políticas públicas e também como forma de divulgar as conquistas pela inclusão social.
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, neste 21 de setembro, quer congratular-se com toda a sociedade brasileira de uma forma diferente. Queremos dividir as conquistas e não lembrar das dificuldades.
No ano em que comemoramos também os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, queremos comemorar o 21 de setembro como o dia da cidadania das pessoas com deficiência pois nesta ano, somos prioridade no eixo dos direitos humanos.
O Plano Nacional de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência é uma realidade que está sendo discutido de norte a sul. O pacto assumido entre a União, os Estados e os Municípios está dando um novo rumo ao nosso trabalho.
A vontade de fazer acontecer está AINDA mais concreta. O crescimento da rede de conselhos de direitos demonstra que o tema da inclusão está sendo ampliado. Nunca houve no Brasil tantas políticas públicas voltadas para a deficiência, como nesses últimos anos.
A ratificação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência num espaço de tempo tão curso, passando pela Câmara e Senado foi um exemplo de que somos prioridade no Brasil. É o primeiro tratado de direitos humanos com equivalência constitucional.
O nosso movimento social tem se fortalecido...
O CONADE está aliado a todos os movimentos que estão acontecendo pelo Brasil numa demonstração de que os encontros de conselhos têm permitido uma união de esforços em busca da inclusão social em nosso país.
A Campanha Nacional pela Acessibilidade, está em novos cenários. E desta vez, tomando mais força com a adesão de parceiros que chamam o Brasil para a alegria. As adesões dos Clubes Futebolísticos está direcionando a consciência da necessidade de ambientes livres de barreiras em todos os sentidos para milhares de brasileiros.
Personalidade históricas estão aliadas ao CONADE para o fortalecimento e um avançar com maior agilidade. Além dos parceiros...
Tivemos a grata alegria de receber a notícia nesta semana do interesse o Rei Pelé para também reforçar o time dos defensores da acessibilidade em nosso país.
É isso amigos, nossa união e nossa força tem direcionado o país para um novo cenário.
Um Brasil para mais Brasileiros!!!!!!
Alexandre Baroni
Presidente do CONADE (www.presidencia.gov.br/sedh/conade)
Esplanada dos Ministérios Bloco T, Anexo II do Ministério da Justiça, sala 211
Brasília – DF CEP 70.064-900
Telefone: (61) 3429-9219 / 3429-3673 Fax: (61) 3429-9967