domingo, 21 de setembro de 2008

III MÊS DO IDOSO

III Mês do Idoso
Data: 22 de setembro a 21 de outubro de 2008
Local: Porto Alegre - RS

Atividades de lazer, cultura, esporte e conhecimento foram organizadas pela prefeitura para celebrar o III Mês do Idoso, que acontece entre os dias 22 de setembro e 21 de outubro. Para mobilizar e integrar os 180 mil idosos da Capital, a iniciativa prevê algumas atrações como o Mutirão da Saúde do Idoso, a Grande Caminhada dos Idosos, a I Mostra de Canto e Dança da 3ª Idade e o Show da Musicalidade.

A abertura oficial ocorre dia 22 de setembro de 2008, às 14h, no Teresópolis Tênis Clube (Rua Egenheiro Ludolfo Boehl), com o Baile do Carinho. Durante o mês também haverá atendimento médico gratuito.

Aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeitura, a lei que oficializa o Mês do Idoso no Calendário Oficial de Eventos de Porto Alegre foi muito comemorada pela coordenadora de políticas para o idoso, Zhélid Quevedo Hunter. "Estamos muito felizes com a sanção da nova lei para o idoso. É importante valorizarmos o segmento enquanto cidadãos incluídos na história da cidade e isso está acontecendo agora".

Carinho não tem idade - Com o objetivo de divulgar a consciência do direito a uma melhor qualidade de vida à terceira idade, a ação que tem como lema "Carinho não tem idade", apresenta uma vasta programação para o idoso. A Grande Caminhada dos Idosos, por exemplo, parte do Parcão e segue até o Parque Farroupilha. A estimativa da coordenação é que cerca de 500 pessoas compareçam no evento, que terá apoio médico.

O Mutirão da Saúde contará com o auxílio de profissionais que irão avaliar o sistema auditivo de cada idoso e, quando necessário, encaminhá-lo para um tratamento gratuito. Serão 30 vagas disponíveis. A I Mostra de Dança e Canto para a 3ª Idade terá a apresentação de corais e grupos de dança de Porto Alegre, além de convidados.

O Show da Musicalidade terá a participação dos artistas Maria Helena Andrade, Norberto Baldauf, Edgar Pozzer, Plauto Cruz, Cigano e Jair Kobe (O Guri de Bagé). Os ingressos serão trocados por um litro de leite e podem ser retirados no Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Asilo Padre Cacique (Avenida Padre Cacique), Spaan (Av. Nonoai, 600) e nas coordenações regionais da SMS e Fasc. O show acontecerá no salão de Atos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681), das 14h às 18h.

Programação: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/idosoprogr.doc