terça-feira, 29 de setembro de 2009

4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL


4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL
Data: 5 de outubro a 10 de novembro de 2009
Local: Capitais brasileiras
Mais informações:
E-mail: contato@cinedireitoshumanos.org.br

4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL


4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL


A MOSTRA VEIO PARA FICAR

O desafio foi lançado em dezembro de 2006: celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio da voz, luz, magia e movimentos do cinema.

Foram quatro cidades naquele ano. Passamos a oito em 2007, a doze em 2008. E a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul estende-se a dezesseis capitais em 2009, renovando mais uma vez a proposta de combinar a arte libertadora de Chaplin, Eisenstein e Glauber Rocha com o sonho da igualdade na diversidade.

Em seguimento à experiência de 2008, a curadoria é de Francisco César Filho, que todos no cinema brasileiro conhecem como Chiquinho. A partir de uma chamada pública, amplamente divulgada, e de cuidadosa pesquisa junto a realizadores de dez países, ele selecionou 39 filmes, separados no catálogo em quatro blocos.

No bloco maior, reunindo somente produções dos últimos dois anos, a inclusão de “Garapa”, de José Padilha, busca reforçar a consciência crescente no País a respeito da urgência da erradicação da fome e da extrema pobreza. Os outros 21 filmes desse bloco completam a pluralidade de temas que compõem o caleidoscópio dos Direitos Humanos: preconceito racial, equidade de gênero, proteção da criança e do adolescente, saúde mental, tortura, trabalho escravo, pessoas com deficiência, diversidade sexual, liberdade religiosa, memória da repressão política, a questão do idoso e muitas outras.

A Retrospectiva Histórica desta 4ª Mostra coloca em perspectiva o olhar de diretores sul-americanos sobre esses mesmos temas, sempre em produções de décadas anteriores.

A seção Homenagem valoriza, desta vez, o pioneirismo do projeto “Vídeo nas Aldeias”, concebido pelo diretor Vincent Carelli, já premiado em Gramado, que desde 1987 combina a luta indigenista com uma estratégia fascinante de Educação em Direitos Humanos para produzir filmes sensíveis e de elevada qualidade.

O respeito aos direitos ancestrais dos povos indígenas segue representando um grave desafio à consolidação da convivência democrática em nosso País, não obstante o desfecho animador da disputa travada em torno da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Basta lembrar que, nesse confronto, quase toda a mídia alinhou-se com os interesses espúrios de alguns forasteiros que invadiram aquele território há poucos anos, usurpando direitos de pessoas que ali vivem e protegem a natureza há séculos ou milênios.

Entre as Sessões Especiais constantes da programação, cabe destacar dois títulos relacionados com o Direito à Memória e à Verdade, assunto que ainda desperta polêmica acirrada, exigindo um esforço corajoso para ajustar contas com a nossa história recente, passo necessário à construção de garantias no sentido de que o ciclo de violência e ditaduras não se repita nunca mais.

“O Cavaleiro Negro” resgata o heroísmo internacionalista do embaixador sueco em Santiago do Chile, Harald Edelstam, no momento do golpe militar que depôs o governo democrático de Salvador Allende e mergulhou a terra de Neruda em um longo banho de sangue. A coragem e a ousadia do diplomata salvaram a vida de centenas e centenas de refugiados políticos que buscavam asilo político em diferentes embaixadas para escapar da sanha fascista de Pinochet.

Será apresentada também, em duas sessões, a mini-série de TV dirigida por Tata Amaral, com desempenho magistral de Carlos Alberto Riccelli, que focaliza os dramas e traumas provocados pela tortura aplicada rotineiramente aos opositores do regime ditatorial de 1964. Passados 21 anos de reconstrução democrática após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, o trabalho mostra o quanto nosso País ainda não conseguiu exorcizar cabalmente os fantasmas daquele período de sombras e de chumbo.

A bandeira da inclusão segue presente na 4ª Mostra. Todas as sessões são gratuitas e mesmo os filmes brasileiros apresentam legendas para que possam ser acompanhados por pessoas com deficiência auditiva. Todas as salas de exibição são adaptadas para cadeirantes e cada cidade exibirá mais de uma sessão com áudio-descrição, recurso de acessibilidade destinado a pessoas com deficiência visual.

A 4ª Mostra é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras e produção da Cinemateca Brasileira, contando com apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores.

Paulo Vannuchi
Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DO SUBSTITUTIVOS AOS PL 7.699/06 E 3.638/00 - ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


SEMINÁRIO REGIÃO SUL
"CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DO SUBSTITUTIVOS
AOS PL 7.699/06 E 3.638/00 - ESTATUTO (MOÇÃO 34 DA II CONFERÊNCIA)"
Data: 19 e 20 de outubro de 2009
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Prédio 14 da ULBRA. Canoas – RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3464-1801
E-mail: coompla@canoas.rs.gov.br

CARTA DE BRASÍLIA PELA DIGNIDADE E CIDADANIA DAS PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO

CARTA DE BRASÍLIA PELA DIGNIDADE E CIDADANIA
DAS PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO


Nós, participantes do SEMINÁRIO BRASILEIRO EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE LOUIS BRAILLE, reunidos em Brasília - DF, durante os dias 24 e 25 de setembro de 2009, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, promovido pela Organização Nacional de Cegos do Brasil - ONCB,

Considerando que a Declaração Universal dos Direitos do Homem é clara ao afirmar que "todos os homens nascem livres, iguais em Dignidade e Direitos";

Considerando que em dezembro de 2006 a Organização das Nações Unidas - ONU - aprovou a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, tendo o Brasil sido um dos primeiros signatários, o que ocorreu em 30 de março de 2007, e que esta mesma Convenção foi aprovada pelo Congresso Nacional através do Decreto Legislativo 186 em 09 de julho de 2008 e promulgada pelo Chefe do Poder Executivo através do Decreto 6949 de 25 de agosto de 2009, primeiro tratado Internacional de direitos humanos do século XXI, ratificado com equivalência Constitucional, que garante, entre outros, a Acessibilidade como instrumento precípuo na equidade de Direitos das Pessoas com deficiência;

Considerando que as políticas públicas brasileiras, ao longo da história, não vêm dando a devida atenção aos direitos coletivos desta camada populacional;

Considerando que o sistema Braille é fundamental e necessário na formação educacional, cultural, social e profissional das pessoas cegas e com baixa visão;

Considerando a necessidade de que as emissoras de televisão e demais veículos culturais, tais como cinemas e teatros se adeqüem ao sistema de Audiodescrição, assegurando o direito de acesso às pessoas cegas e com baixa visão a todos os conteúdos veiculados, respeitando o que dispõe a Lei 10.098/00 (Lei de Acessibilidade), regulamentada pelo Decreto 5.296/04;

Considerando os prejuízos decorrentes da morosidade na Regulamentação da Lei nº 10753/03, que estabelece a Política Nacional do Livro e Leitura, que conceitua e assegura que o livro em Braille e em formato digital sejam os mecanismos fundamentais para a informação e o empoderamento das pessoas cegas e com baixa visão;

Considerando a importância das tecnologias assistivas como instrumentos e meios fundamentais para a construção da Cidadania, da Inclusão e da Participação plena das Pessoas cegas e com baixa visão do nosso País;

Solicitamos das autoridades brasileiras as devidas providências no sentido de:

1. Estabelecer uma política justa de não discriminação de todas as pessoas com deficiência do País;

2. Implantar o Comitê de Monitoramento e Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com a participação plena da sociedade civil, envolvendo amplamente as entidades representativas deste segmento populacional.

3. Garantir para as pessoas com deficiência a efetivação de políticas públicas nas áreas de educação, cultura, artes (música, teatro, dança e artes visuais/táteis) esportes, lazer, ciência e tecnologia, direitos humanos, saúde, assistência social, transporte, habitação, capacitação profissional, trabalho, emprego e geração de renda, além de outras políticas necessárias ao exercício da cidadania, assegurando o controle social pleno, reforçando o conceito do "nada sobre nós sem nós".

4. Reafirmar o compromisso com a educação inclusiva, e pugnar pela qualificação efetiva do profissional que atua na área da alfabetização das crianças com deficiência visual, por meio do sistema Braille, levando sempre em conta as diferenças das realidades regionais do nosso País.

5. Restaurar o caráter científico da Comissão Brasileira do Braille, instituída pela Portaria Ministerial 319, de 26 de fevereiro de 1999.

6. Garantir para os educandos com deficiência visual, usuários do sistema Braille, a produção com qualidade do livro didático em todas as disciplinas das distintas áreas do conhecimento, assegurando sua distribuição adequada e em tempo hábil, para todo o território nacional.

7. Implantar sistemas de audiodescrição garantidos em Lei, nas emissoras de televisão de canal aberto e fechado, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos existentes em todo o território nacional.

8. Instituir com brevidade, o Decreto de regulamentação da Lei 10.753/2003, que estabelece a Política Nacional do Livro e Leitura.

9. Criar incentivos fiscais para importação e aquisição de equipamentos, softwares e todas as tecnologias assistivas que propiciem o pleno acesso educacional, artístico, cultural, profissional e informacional às pessoas cegas e com baixa visão.

10. Implementar uma política de acessibilidade às tecnologias assistivas nos espaços públicos, tais como escolas, universidades, bibliotecas, telecentros e outros

11. Fortalecer os projetos de tecnologias assistivas ora em execução, que garantem o acesso à informação, tais como Dosvox, Musibraille, Mecdaisy, além dos produtos de tratamento para acessibilidade ao livro, como Daisy e Lida, da FDNC, dentre outros, bem como incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas e projetos destinados às pessoas com deficiência visual.

Desta forma, os participantes deste Seminário reforçam os compromissos democráticos com a cidadania, legitimando a Organização Nacional dos Cegos do Brasil como fiel depositária dos anseios do coletivo populacional aqui representado.

Brasília - DF, 25 de setembro de 2009

4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES SOBRE DEFICIÊNCIA EM SP


ASSIM VIVEMOS FILMES E DEBATES
4° FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Data: 7 a 18 de outubro de 2009
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112. Centro. São Paulo - SP

O festival reúne filmes realizados, dirigidos ou com atuação de pessoas com deficiência e integra um circuito de festivais ao redor do mundo e ainda oferece quatro debates sobre o tema.

Todas as sessões teem legenda especial para pessoas com deficiência auditiva e dublagem em fones de ouvido para pessoas com deficiência visual. Os debates contam com tradução simultânea em Libras.

De 10 de outubro a 31 de novembro de 2009 a programação também apresenta a mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito, com exibição de filmes com legenda oculta e audiodescrição, aos sábados e domingos às 11h.

Mais informações:
Telefone: (11) 3113-3651; (11) 3113-3652

I COLÓQUIO COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO

I COLÓQUIO COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO:
SABERES ARCAICOS, FAZERES CONTEMPORÂNEOS
Data: 22 e 23 de outubro de 2009
Local: Faculdade de Comunicação da UFRGS. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Site: www.imaginalis.pro.br

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO

SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
NO MUNDO DO TRABALHO
Data: 30 de setembro de 2009
Horário: 10h
Local: Teatro Glênio Peres do Legislativo de Porto Alegre
Av. Loureiro da Silva, 255. Centro. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3220-4374

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Data: 13 e 14 de outubro de 2009
Local: Centreventos Cau Hansen
Av. José Vieira, 315. Centro. Joinville - SC
Mais informações:
Telefone: (47) 3433-8659
E-mail: comdejoinville@gmail.com

PALESTRAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, em parceria com a Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação – AGAAHSD convidam para as palestras:
- O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação
- Uma Trajetória de Formação na área das Altas Habilidades/Superdotação

Data: 1 de outubro de 2009
Horário: 18h
Local: Teatro Sol Nascente da EMEM Emílio Meyer
Rua Niterói, 472. Medianeira. Porto Alegre - RS

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL DO ESTOMIZADO

3 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO ESTOMIZADO

No dia 3 de outubro de 2009, será comemorado o Dia Mundial do Estomizado no City Hotel, em Porto Alegre, com a entrega dos prêmios do Concurso de Artes para Estomizados – EstomArteiros, em que os primeiros colocados em cada categoria (artes plásticas, artesanato e literatura) e um participante estomizado presente na ocasião por sorteio receberá uma TV de plasma 32’’.

Mais informações:
Site: http://www.fegest.org/html/concurso_artes_estomizados.pdf

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATERAPIA


VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATERAPIA
“Cuidados Avançados em feridas, Estomias e Incontinências:
A Estomaterapia Latino-Americana Baseada em Evidências”
Data: 25 e 29 de outubro de 2009
Local: Rio Quente – GO
Mais informações:

QUARTA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO SOFTWARE MUSIBRAILLE

QUARTA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO SOFTWARE MUSIBRAILLE
Data: 7 a 9 de outubro de 2009
Local: Instituto Benjamin Constant
Avenida Pasteur, 350/368. Urca. Rio de Janeiro - RJ
Mais informações:
Site: http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E PELA NÃO-VIOLÊNCIA


PARTICIPE DA MAIOR MOBILIZAÇÃO PELA PAZ DA HISTÓRIA!


MARCHA MUNDIAL PELA PAZ E PELA NÃO-VIOLÊNCIA
Data: 2 de outubro de 2009
Horário: 14h às 17h
Local: Largo Zumbi dos Palmares. Porto Alegre - RS

No dia 2 de outubro, DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA (em homenagem ao nascimento de Mahatma Gandhi), é o dia em que se inicia, em Wellington capital de Nova Zelandia, a viagem de 90 dias da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência. Um equipe de voluntários (as) de diferente culturas, nacionalidades e gerações percorrerá 300 cidades, 100 países e 6 continentes pedindo o fim das guerras, do armamento nuclear e em repúdio a todas as formas da violência, entre outras propostas (www.marchamundial.org.br). Essa equipe chegará ao Rio Grande do Sul no dia 24/12/09, ficará dias 24 e 25 em Porto Alegre, dia 26 em Canoas e dia 27/12/09 partirá, com os(as) aderentes gaúchos(as) para Montevidéu – Uruguai. Depois a Marcha Mundial irá para Buenos Aires e em seguida para Mendonza Argentina, onde terminará, simbolicamente, no dia 02 de janeiro de 2010 no Parque Punta de Vacas (aos pés do Monte Aconcágua, na Cordilheira dos Andes), próximo da divisa entre Argentina e Chile.

Espaço aberto para exposição livre de materiais e trabalhos sobre cultura de paz e de movimentos sociais que lutam por justiça social e pelo fim das várias formas de violência. Em cada cidade que passe a Marcha Mundial haverá uma série de atividades abertas ao público, oficinas, seminários, shows etc.

Mais informações:

Porta-voz para Rio Grande do Sul:
E-mail: portavoz.rs@marchamundial.org.br

Comitê Rio Grande do Sul:
E-mail: marchamundial.sul@gmail.com

Movimento Humanista
Telefone: (51) 9226-4317
Sites: http://www.theworldmarch.org

MINISTRO DA EDUCAÇÃO HOMOLOGA PARECER Nº 13/2009

MINISTRO HOMOLOGA PARECER
QUE TRATA DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou nesta quarta-feira, 23 de setembro de 2009, o parecer nº 13/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata das diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados em classes regulares e no atendimento educacional especializado. A homologação ocorreu após ajustes no texto, para evitar interpretações equivocadas, como a de que o governo estaria proibindo o atendimento educacional especializado.

O parecer regulamenta o decreto nº 6.571/08, que dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos sistemas públicos de ensino nos estados, Distrito Federal e municípios para ampliar a oferta do atendimento educacional especializado. Esse tipo de atendimento se refere a atividades complementares à escolarização dos alunos público da educação especial, nas classes regulares.

De acordo com o texto, “para a implementação do decreto 6571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado, ofertado em salas de recursos ou instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativos”.

Esse atendimento é realizado preferencialmente na escola regular, no entanto as instituições especializadas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofertarem o atendimento educacional especializado para alunos matriculados nas classes comuns do ensino regular também receberão recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb). Está disposto no decreto que a matrícula de cada aluno com deficiência no ensino regular da rede pública e também no atendimento especializado deve ser contada em dobro, para que os recursos do Fundeb possam subsidiar as duas modalidades.

O objetivo é garantir recursos de acessibilidade, bem como estratégias de desenvolvimento da aprendizagem, previstos no projeto político-pedagógico da escola. A ação vai ao encontro da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que orienta os sistemas educacionais na organização e oferta de recursos e serviços da educação especial de forma complementar.

Mais informações:
Site: http://www.apaebrasil.org.br/noticia.phtml/25502

REVISTA ANISTIA POLÍTICA E JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO

REVISTA ANISTIA POLÍTICA E JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO

No dia em que a aprovação da Lei de Anistia completa três décadas, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça lançou a “Revista Anistia Política e Justiça de Transição”, que servirá de espaço para o debate de todas as políticas públicas relacionadas ao tema, no país e no exterior.
Com edições semestrais, a Revista trará textos de especialistas sobre questões relacionadas à justiça de transição – conceito aplicado pelo Conselho de Segurança da ONU que reúne quatro práticas para lidar com o legado deixado por regimes de exceção. São elas: a reforma das instituições para a democracia, o direito à memória e à verdade, o direito à reparação e o adequado tratamento jurídico aos crimes cometidos no passado.

Os artigos acadêmicos são selecionados por meio de edital público. Além disso, autores com notório saber na área são convidados a contribuir para a sessão “dossiê”. Nesta edição, com o tema “O que é justiça de transição”, o dossiê conta com textos de Alain Bancaud, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), Alexandra Barahora de Brito, da Universidade de Oxford, e Paul Van Zyl, da New York University. Será a primeira publicação periódica em língua portuguesa dedicada exclusivamente ao tema.

Ao discutir os desdobramentos e dificuldades na implementação da Justiça em períodos pós-repressão, a Revista também visa a estimular o intercâmbio de experiências locais e internacionais. “Pretendemos ampliar o número de atores que participam do processo de consolidação da democracia no Brasil”, afirma o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.
Entrevista

Juntamente com artigos, a publicação traz entrevistas e documentos, como a instrução normativa da ONU sobre como conduzir processos de justiça de transição. O entrevistado da edição de estréia é Javier Ciurlizza. Ex-secretário executivo da Comissão para Verdade e Reparação do Peru, trabalhou na extradição do ex-presidente Alberto Fujimori. Hoje é diretor para as Américas do Centro Internacional de Justiça de Transição, com sede nos EUA e escritório regional na Colômbia.

O conteúdo é definido pelo Conselho Editorial, composto de 28 conselheiros cuja atividade é considerada de relevante interesse público – sem remuneração. Entre eles estão representantes de universidade brasileiras, especialistas de cinco países (Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra e EUA), além de integrantes da Comissão de Anistia do MJ.

A Revista será distribuída em bibliotecas de universidades e centros de pesquisa, tribunais e órgãos especializados do Estado. Acesse à Revista no site:

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ENCONTROS REGIONAIS PARA DISCUTIR ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

CONADE PROMOVE ENCONTROS REGIONAIS
PARA DISCUTIR OS PROJETOS DE LEI Nº 7.699/2006 E 3.638/2000
QUE PROPÕEM O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Para atender à Moção 34, aprovada pela plenária da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocorrida em dezembro de 2008 em Brasília, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) vai realizar de 28 de setembro a 20 de outubro cinco Encontros Regionais com o objetivo de discutir os Projetos de Lei nº 7.699/2006 e 3.638/2000 que propõem o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Em cada encontro, os participantes terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, marco constitucional, promulgada mediante o Decreto Legislativo n° 186/2008 e o Decreto n° 6.949/2009. O texto da Convenção é o marco legal balizador de todas as normas relativas às pessoas com deficiência. Ao final dos cinco encontros terão sido elaborados subsídios para a proposta de um substitutivo aos PL para ser apresentado ao Congresso Nacional.

Será realizado um encontro em cada região do País. Belo Horizonte/MG, Manaus/AM, Brasília/DF, Salvador/BA e Canoas/RS foram as cidades candidatas escolhidas para sediar os Encontros Regionais. No quadro abaixo estão a data de cada um dos Encontros e a programação temática. As cidades foram escolhidas e aprovadas na plenária da 65ª. Reunião Ordinária do CONADE, segundo critérios técnicos que levaram em consideração além da infraestrutura disponibilizada para a realização do evento, a acessibilidade, rede hoteleira, transporte, a contrapartida oferecida pelos co-organizadores locais e a clareza da proposta, entre outros aspectos.

Os Encontros serão conduzidos pelo Conade e pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) através da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) e realizados em parceria com os governos locais. Em cada Encontro, a Equipe Nacional formada por Conselheiros do Conade e representantes da SEDH/Corde estará presente para conduzir os trabalhos.

Em cada Encontro serão oferecidas duas vagas por conselho (estadual e/ou Municipal) e as demais abertas para representações da região. Na hipótese de não haver demanda para o número total de vagas as remanescentes serão distribuídas, proporcionalmente ao número de habitantes, entre os estados da respectiva região.

Como forma de garantir a plena participação de todos, os eventos contarão com intérpretes da Libras e legenda em tempo real nas plenárias. Para as pessoas com deficiência visual também será disponibilizado material em braile e fonte ampliada.

Os Encontros terão a duração de dois dias. No primeiro dia serão realizadas duas mesas-redondas com os temas “Introdução ao Debate sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” e “Comentários aos Projetos de Lei 7.699/2006 e 3.638/2000”.

Em cada evento, a elaboração de propostas de substitutivo aos PL deverá ser feita em seis grupos distintos, cada um responsável por um tema, propostas estas que ao final serão apresentadas em plenário para validação. As propostas elaboradas por cada grupo temático serão sistematizadas, formando um único documento contendo a proposta da região.

Ao final dos cinco Encontros será elaborado um único documento a partir da contribuição de cada região do Brasil. O texto será apresentado na Reunião Ordinária do Conade para apreciação da plenária e posteriormente entregue ao Congresso Nacional.

CALENDÁRIO DOS ENCONTROS REGIONAIS:

28 e 29 de setembro de 2009: Região Sudeste - Belo Horizonte (MG)
01 e 02 de outubro de 2009: Região Norte – Manaus (AM)
Entre 07 e 10 de outubro (a confirmar): Região Centro-Oeste – Brasília (DF)
15 e 16 de outubro de 2009: Região Nordeste – Salvador (BA)
19 e 20 de outubro de 2009: Região Sul – Canoas (RS)

PROGRAMAÇÃO TEMÁTICA:

1º Dia

08:00 às 09:00 horas – Credenciamento
09:00 às 09:30 horas – Abertura
09:30 às 12:30 horas – Mesa Redonda. Tema 1: Introdução ao debate sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tema 2: Comentários aos Projetos de Lei nº 7.699/2006 e 3.638/2000
12:30 às 14:00 horas – Almoço
14:00 às 14:30 horas – Explicação da metodologia de construção da Proposta de Substitutivo
14:30 às 18:00 horas – Discussão em grupos divididos por tema.


2º Dia
09:00 às 12:30 horas – Continuação da discussão em grupos divididos por tema.
12:30 às 14:00 horas – Almoço
14:00 às 15:30 horas – Apresentação na plenária das propostas de cada grupo.
15:30 às 15:45 horas – Intervalo
15:45 às 18:00 horas – Plenária final para aprovação dos subsídios construídos no encontro e encerramento das atividades


Fonte: Comissão de Comunicação Social do Conade

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FILME “A ERA DA ESTUPIDEZ”


BRASIL PARTICIPA DO LANÇAMENTO MUNDIAL DE
“A ERA DA ESTUPIDEZ” (THE AGE OF STUPID) EM 22 DE SETEMBRO

Filme que questiona a passividade humana diante da ameaça do aquecimento global será exibido em sessões únicas em mais de 40 países

No dia 22 de setembro, mais de 40 países participarão da première mundial de “A era da estupidez” (The Age of Stupid), filme que chama a atenção para a necessidade de governantes e cidadãos de todo o mundo agirem contra o aquecimento global. Distribuído no Brasil pela MovieMobz, o filme será exibido em sessão única nos cinemas de onze cidades. O lançamento conta com o apoio das ONGs Greenpeace e Instituto ­­e em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Salvador, Fortaleza, Juiz de Fora, Curitiba e Santos. Em Porto Alegre, o apoio será da ONG Amigos da Terra Brasil. O circuito estará disponível no site da MovieMobz (www.moviemobz.com/aeradaestupidez) a partir do dia 16 de setembro.

“A era da estupidez” se passa em 2055 e tem no papel principal o ator inglês Pete Postlethwhaite, indicado para o Oscar em 1994. Ele interpreta o ‘arquivista’, um homem solitário que vive num mundo devastado pelo aquecimento global e que consome seu tempo catalogando o passado. O filme mostra Postlethwhaite examinando imagens de 2007 e se perguntando por que a humanidade não tomou providências contra a crise climática quando ainda havia tempo.

A exibição do longa-metragem está vinculada a uma grande campanha ambiental, apoiada por celebridades e organizações não-governamentais de todas as partes. O objetivo é influenciar os principais líderes políticos mundiais a assinarem, em dezembro deste ano, na 15ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 15), em Copenhagen, o tratado que obriga as nações a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de forma que o aumento de temperatura do planeta não ultrapasse os 2ºC.

"Nossas ações contra as mudanças climáticas irão definir a nossa geração, assim como o fim do apartheid, a abolição da escravidão e a chegada do homem na lua definiram gerações anteriores. No momento, vivemos na era da estupidez, mas, apesar do pouco tempo que nos resta, ainda é possível mudar esta situação", afirma a diretora do filme, Franny Armstrong.

O palco principal do lançamento de “A era da estupidez” será em uma tenda especialmente montada para a exibição do filme, inteiramente abastecida por energia solar, em Manhattan, Nova York. A cerimônia será apresentada pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, a atriz Gillian Anderson (“Arquivo X”), a diretora Franny Armstrong, a produtora Lizzie Gillett e o protagonista do filme, Pete Postlethwaite, ator indicado ao Oscar em 1994, por “Em nome do pai”. A noite de gala terá ainda show de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, banda vencedora de um Grammy em 2009, bastante conhecida por seu engajamento em assuntos socioambientais.

Os convidados serão recebidos com tapete verde e chegarão à festa através de transportes alternativos, como barcos, bicicletas, skates, veículos movidos a biodiesel de óleo de fritura e riquexós (táxis ecológicos de tração humana). Toda a energia utilizada no evento resultará em apenas 1% do carbono normalmente emitido em uma pré-estreia tradicional.

Com um orçamento de £ 450 mil, “A era da estupidez” é uma produção independente financiada através da venda de cotas de participação para 223 indivíduos e grupos que se preocupam com a mudança climática.

A ERA DA ESTUPIDEZ (The Age of Stupid)
Reino Unido, 2009, 100 minDe Franny Armstrong
Com Pete Postlethwaite
Distribuição: MovieMobz

SINOPSE

"A era da estupidez" mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Mais informações:
Site: http://www.ageofstupid.net
Exibições no Brasil: www.moviemobz.com/aeradaestupidez

ESTRÉIA DO FILME “A ERA DA ESTUPIDEZ” EM PORTO ALEGRE
Data: 22 de setembro de 2009
Horário: 21:40
Local: Sala 2 do Unibanco Arteplex do Shopping Bourboun Country
Av. Túlio de Rose, 80. 2º piso. Bairro: Passo D'Areia. Porto Alegre - RS

DIA INTERNACIONAL DA PAZ


21 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA PAZ


PAZ...

A PAZ COMEÇA COM A BOA VONTADE HUMANA...
A PAZ COMEÇA COM A DISPOSIÇÃO PARA O AMOR SEM PRECONCEITOS.
A PAZ COMEÇA COM A SOLIDARIEDADE SINCERA.
A PAZ COMEÇA COM UM SORRISO!!

HORA DE ACORDAR

Caros amigos,


É surpreendente, pessoas do mundo todo já inscreveram 1000 eventos em 88 países para a "Hora de Acordar" na próxima segunda-feira!

Mil eventos é um número impressionante, mas levar centenas de milhares de pessoas às ruas -- será mais incrível ainda. Esta mobilização, em uma escala inédita, terá uma forte repercussão nos meios de comunicação e para os nossos governantes, deixando claro que exigimos deles um compromisso sério com o clima. Você já pode participar de um evento perto de você, clique abaixo para ver as cidades onde há eventos cadastrados:


Os líderes e a mídia já estão prestando atenção ao que iremos fazer no dia 21 de setembro. A imprensa demostra que precisamos de negociações urgentes para definir o novo acordo climático, mas infelizmente nossos governantes não estão comprometidos. Eles estão sendo mais pressionados pela indústria energética do que por cidadãos preocupados em reverter a crise climática. O dia 21 de setembro é a nossa chance de mostrar que o mundo todo está demandando um tratado climático forte!

Faça parte e ajude a divulgar a Hora de Acordar. Haverão eventos de todos os tipos - bicicletadas, plantio de árvores, maracatu, samba, estudantes, comunidades indígenas e muito mais! O importante é levar a mensagem da campanha "Hora de Acordar", telefonar para nossos chefes de estado e assinar o abaixo assinado pelo clima. As imagens dos eventos no mundo todo serão editados em um clip que será apresentado para chefes de estado na ONU.

Faça parte deste incrível movimento climático - selecione um evento no mapa clicando no link, confirme sua participação e divulgue aos seus amigos: http://www.avaaz.org/po/tcktcktck_map


A campanha demanda que os líderes globais assinem um tratado climático ambicioso, justo e vinculante capaz de impedir uma catástrofe climática. O encontro da ONU e G20 semana que vem será o último encontro de governantes antes da reunião final em Copenhague em dezembro! Depende efetivamente de nós pressionar nossos governos para que as suas negociações não sejam um desastre. Vamos surpreendê-los!

Vemos você no dia 21 de setembro!

Paul, Iain, Graziela, Ricken, Alice J, Ben, Milena, Brett, Taren, Pascal, Paula, Benji, Alice W, Luis, Milena, Veronique, Chris, Margaret, e toda a equipe Avaaz.

--------------------------------------------------------------

P.S.: O vídeo da "Hora de Acordar" será exibido em 700 cinemas na estreia global do filme "A Era da Estupidez" dia 22 de setembro em 40 países! Você pode encontrar as exibições no nosso mapa: http://www.avaaz.org/po/tcktcktck_map
Site do filme "A Era da Estupidez" acesse: http://www.ageofstupid.net

P.P.S.: A "Hora de Acordar" global é um dia aberto de ações que dependem de nossa energia e criatividade -- portanto cada um de nós é responsável por "fazer e acontecer"! Se você tem um grupo de teatro, dança ou arte que poderia atuar por um momento para chamar a atenção das pessoas em um local público; se você participa de ONGs, grupos estudantis, igrejas, clubes, ou qualquer outro tipo de associação, convide os seus colegas a participarem! Ainda dá tempo de inscrever um evento: http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts

SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229


Participe da Hora de Acordar segunda-feira dia 21 de setembro -- com mais de 1000 eventos em 88 países, já somos um verdadeiro movimento climático para pressionar nossos governantes a se responsabilizarem pelo clima do planeta!

Veja no mapa os eventos no mundo todo e participe de um evento perto de você.
Faça parte desta mobilização climática extraordinária. Mais informações:

21 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


21 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Instituído pela Lei Federal nº 11.133 de 14 de julho de 2005.
Mais informações:

domingo, 20 de setembro de 2009

FESTIVAIS REGIONAIS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOVIMENTAM O CEARÁ

FESTIVAIS REGIONAIS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOVIMENTAM O CEARÁ


Os Festivais Regionais para as Pessoas com Deficiência, com o tema “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim”, vão reunir todos os municípios do Estado em torno da arte e da cultura produzidas pelas pessoas com deficiência. Mais de 600 delas tiveram a oportunidade de participar, durante os meses de março a junho, de oficinas de dança, cerâmica, pintura, música e teatro, por meio da Formação em Arte e Cultura para Pessoas com Deficiência.

Agora essas pessoas poderão mostrar os resultados das oficinas nos oito festivais programados para acontecer até o fim deste ano. Os festivais também abrirão espaço para alunos de outras instituições que não participaram da Formação. Os alunos podem se inscrever para as apresentações de palco, como peças teatrais, dança, música, coral, entre outros; ou exposições artísticas, de quadros, artesanato, cerâmica, etc. As instituições também podem se inscrever para a Tenda da Gastronomia, onde irão comercializar gêneros alimentícios.

Na programação de todo os Festivais, consta a realização de uma mesa-redonda em que um defensor público, um psicólogo e um médico discutirão com os profissionais da área e as famílias assuntos relacionados ao cotidiano das pessoas com deficiência, como aspectos do relacionamento com a família e a sociedade, do ciclo de vida e da garantia dos direitos

Os Festivais Regionais para as Pessoas com Deficiência carregam o compromisso de mostrar a capacidade e as inúmeras possibilidades das quais essas pessoas são capazes e muitas vezes não são reconhecidas.


AGENDA DOS FESTIVAIS:

22/09/09: Acopiara
30/10/09: Tauá
14/10/09: Limoeiro do Norte
21 e 22/10/09: Fortaleza
28/10/09: Pacoti
04/11/09: Sobral
18/11/09: Crato

Mais informações:
Telefone: (85) 3101-6759
E-mail: bianca@secult.ce.gov.br

IV CICLO SOBRE INCLUSÃO: MERCADO DE TRABALHO

IV CICLO SOBRE INCLUSÃO
TEMA: MERCADO DE TRABALHO
Data: 22 de setembro de 2009
Horário: 19:30
Local: Auditório Central da UNISINOS
Av. Unisinos, 950. Cristo Rei. São Leopoldo - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3591-1122
Site: http://www.unisinos.br

CINE DHEBATE "HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA"

CINE DHEBATE
HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA
Data: 23 de setembro de 2009
Horário: 19h
Local: Cinema Universitário. Sala Redenção UFRGS
Av. Paulo Gama, 110. Campus Centro. Ao lado da Reitoria. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Site: http://www.ufrgs.br/faced/direitoshumanos/rede.html#filmes

sábado, 19 de setembro de 2009

ENCONTROS COM O PROFESSOR: IVÁN IZQUIERDO

ENCONTROS COM O PROFESSOR: IVÁN IZQUIERDO


Encontros com o Professor tem o formato de um talk-show, no qual Ruy Carlos Ostermann recebe a cada quinze dias um expoente da cultura brasileira para uma conversa informal com a participação do público. Com a larga experiência jornalística e de âncora de programas radiofônicos, Ruy Carlos Ostermann facilita a aproximação do público de temas e pessoas que normalmente circulam em espaços restritos e elitizados.

O Professor irá receber Iván Izquierdo, coordenador do Centro de Memória da PUCR-RS, onde também é professor titular da faculdade de Medicina. Izquierdo é conhecido internacionalmente pelas importantes pesquisas e descobertas em relação aos mecanismos e à modulação da memória em suas diversas fases.

A canja musical fica por conta de Nei Lisboa.

Data: 24 de setembro de 2009
Horário: 19:30
Local: Studio Clio
Rua José Patrocínio, 698. Cidade Baixa. Porto Alegre - RS
Mais informações:

PRECONCEITO ODIOSO


PRECONCEITO ODIOSO


O presidente da República usou da posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro magistrado deficiente visual da história do Brasil, para fazer um discurso contra o preconceito. E ele foi incisivo e contundente. Luiz Inácio Lula da Silva relembrou a trajetória do novo desembargador, que há 10 anos foi reprovado no concurso para juiz no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo por conta da deficiência: "Foi reprovado porque entenderam que ele não poderia ler e nem identificar as expressões dos réus e testemunhas, mas esqueceram que ele compreende a variação vocal de um depoimento com muito mais facilidade que os que enxergam. Afinal, não é preciso ter a visão perfeita para se enxergar a verdade e a justiça", declarou. Lula teria optado pelo tom mais firme no discurso depois de saber da opinião de gente graúda no Paraná que entende que o jurista, por ser cego, não deveria ter sido indicado à função. O presidente, dessa vez, teve uma postura de escol.

A íntegra

Lula cometeu um erro somente: promoveu, mesmo às avessas, uma forma de descaso com a educação. "Talvez a minha deficiência seja de origem diferente da do desembargador Ricardo Tadeu, a minha é a deficiência intelectual. Mas como o Paraná dá exemplo ao empossar o primeiro juiz cego, o Brasil também deu exemplo ao eleger o primeiro presidente da República sem diploma universitário", disse. Trata-se de uma análise imprecisa, na forma e no conteúdo. A falta de estudo não deve jamais servir de exemplo, mas, ao mesmo tempo, não pode prestar-se a ser um fato impeditivo para que qualquer pessoa possa chegar ao poder.

O racismo

Lula também comparou a nomeação de Ricardo Tadeu à indicação de Joaquim Barbosa como o primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal (STF). "Ainda assim, o preconceito segue muito forte e aparece no anonimato do cotidiano, de forma sutil", afirmou o presidente.

Lá também

A questão que envolve o tema preconceito também teve lugar ontem nos Estados Unidos. O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter considera que o atual mandatário do país, Barack Obama, está sendo criticado pesadamente pela oposição em muito por conta da cor de sua pele: "Eu acho que uma grande proporção da animosidade demonstrada é baseada no fato de que ele é um homem negro, ele é afro-americano", afirmou à emissora de televisão NBC. Para Carter, essa característica americana é "abominável". Se é.

Última

Sobre o assunto de hoje, a coluna encerra com uma frase perfeita escrita pelo filósofo iluminista francês Voltaire (1694-1778): "Os preconceitos são a razão dos imbecis."

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE LUTA CONTRA O CRACK

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE LUTA CONTRA O CRACK
Data: 24 de setembro de 2009
Horário: 9:30
Local: Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Site:

SEMINÁRIO TEMÁTICO DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

VII SEMINÁRIO TEMÁTICO DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Seguridade Social: Consolidando a Cidadania

A programação tem início no dia 21 de setembro de 2009 com uma caminhada no fim da tarde, às 16h, com saída da Praça do Museu e destino à Praça Rodolfo Fernandes.

No dia 22 de setembro de 2009, o Seminário acontecerá no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Avenida Rui Barbosa, 95. Centro. Mossoró - RN).

BLITZ DA CIDADANIA

COCAS PROMOVE BLITZ DA CIDADANIA PARA LEMBRAR
O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


A Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador – COCAS, convida as entidades da rede, os atores sociais/parceiros, amigos e apreciadores da sua luta para participarem do ato público: BLITZ DA CIDADANIA.

Objetivo da ação é chamar a atenção do poder público e da sociedade para a falta de acessibilidade das ruas, estabelecimentos comerciais e outros espaços públicos da cidade de Salvador.

Data: 21 de setembro de 2009
Horário: 16h
Local: Praça da Piedade. Salvador - BA
Rumo à rua Junqueira Aires (no sentido dos Barris)

Mais informações:
Telefone: (71) 3321-4808
E-mail: redecocas@gmail.com

19ª SEMANA DA PRIMAVERA

19ª SEMANA DA PRIMAVERA DE PORTO ALEGRE
Pise na grama
Data: 19 a 27 de setembro de 2009
Local: Porto Alegre - RS
Programação:
Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?p_secao=119&p_cont_codigo=2


TURISMO NA REDENÇÃO: TRILHA ECOTURÍSTICA
Aberta ao público em geral (vagas para pessoas em cadeiras de rodas)
Data: 21 de setembro de 2009
Horário: 15h
Local: Parque da Redenção
Ponto de encontro: Monumento ao Expedicionário. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3346-5237; (51) 8431-3575; (51) 9308-3518
Site: http://www.caminhadoresrs.org

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM MT

INCLUSÃO SOCIAL É A BANDEIRA DO
DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Os Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) promovem, na próxima segunda (21 de setembro), ocasião em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma série de atividades em prol da inclusão social desta população, que segundo dados do IBGE, representa 24,5 milhões de brasileiros, o equivalente a 14,5% da população do país.

“A data é comemorada como um momento de reflexão na busca por novos caminhos para o fortalecimento das políticas públicas que contemplem nossas reivindicações de cidadania e participação social plena e em igualdade de condições”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mário Lucio Guimarães.

A programação inclui uma audiência pública na Assembléia Legislativa, às 9 horas. A partir das 14 horas, na Praça Alencastro, haverá exposição de trabalhos confeccionados pelas pessoas com deficiências, além de apresentações artísticas e culturais de 13 entidades, como as Associações Mato-grossense de Cegos, de Deficientes, de Síndrome de Down, dos Surdos, dos Portadores de Esclerose Múltipla, entre outras.

Assessoria/Setecs-MT

IV SEMINÁRIO FAESP: RESPOSTAS DA SOCIEDADE À VIOLÊNCIA

IV SEMINÁRIO FAESP
RESPOSTAS DA SOCIEDADE À VIOLÊNCIA:
EQUÍVOCOS, ACERTOS, POSSIBILIDADES, DESAFIOS E EXIGÊNCIAS
Data: 6 e 7 de outubro de 2009
Horário: 8:30 às 11:30 e das 18h às 21h
Local: Auditório do Prédio 11 da PUCRS. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Site: http://www.pucrs.br/adm/proex/cursoseeventos/unidades/direito/faesp.htm

COMO TRATAR TEMAS DIFÍCEIS NA EDUCAÇÃO

CURSO "COMO TRATAR TEMAS DIFÍCEIS NA EDUCAÇÃO: SEPARAÇÃO DOS PAIS, MORTE, INCLUSÃO E AIDS"
Data: 17 de outubro de 2009
Horário: 8h às 17h
Local: Colégio Santa Rosa de Lima. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3391-7481; (51) 9103-2179
E-mail: peadmarilene@yahoo.com.br

I SIMPÓSIO DE TRANSTORNOS COGNITIVOS E DEMÊNCIAS

I SIMPÓSIO DE TRANSTORNOS COGNITIVOS E DEMÊNCIAS
Data: 17 de outubro de 2009
Horário: 8h
Local: Cine São Carlos. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos - SP
Mais informações:

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO E ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE E VALORIZAÇÃO DO LAZER ESPORTIVO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA FIERGS


LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO E ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE E VALORIZAÇÃO DO LAZER ESPORTIVO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA FIERGS
Data: 23 de setembro de 2009
Horário: 14h
Local: Sala D3 do Centro de Eventos FIERGS. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: 0800 51 8555
E-mail: sesirs@sesirs.org.br

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - RIO

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
CONVITE

Prezados coordenadores, diretores, professores, alunos, familiares, entidades de defesa dos direitos humanos e ativistas

O Instituto Helena Antipoff da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência convidam para a comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Tema: “Direito e acesso à educação”

Contaremos com a presença da Diretora da Política de Educação Especial da SEESP/MEC, do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, da Presidente da União Estadual dos Estudantes, da Diretora do Instituto Helena Antipoff, do Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, entre outros.

Contamos com a presença de todos!

Data: 21 de setembro de 2009
Horário: 14h
Local: CIAD (Centro Integrado de Atendimento da Pessoa com Deficiência)
Av. Presidente Vargas, 1997. 3º andar. Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEMANA SERÁ DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


SEMANA SERÁ DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove, entre os dias 21 e 25 de setembro de 2009, o Curso Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o evento receberá gestores e educadores de 70 municípios e da Rede Municipal de Ensino da Capital no Ritter Hotel (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 – Centro Histórico), em Porto Alegre.

O objetivo do encontro é capacitar profissionais em relação à inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. O curso terá dez encontros, que contarão com palestras, relatos e capacitações voltadas à educação especial.

Atualmente, a rede municipal de ensino, no serviço de educação especial, atende a três mil alunos de 0 a 21 anos, nas escolas especiais ou regulares, nos níveis infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na educação infantil, há dois tipos de atendimento: o Serviço de Educação Precoce, para crianças de 0 a 3 anos, e a Psicopedagogia Inicial, para crianças de 3 a 6 anos de idade.

A Smed possui cinco escolas especiais, sendo uma específica para surdos. Além dessas instituições, há 21 Salas de Integração e Recursos (SIRs), em escolas regulares, que prestam serviço especializado em turno oposto, que o Ministério da Educação (MEC) reconhece como Atendimento Educacional Especializado, para pessoas com necessidades especiais e/ou deficiências, bem como assessoria às escolas. Das 21 SIRs, três são exclusivas para alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão).

Em outubro está prevista a inauguração de mais uma SIR específica para alunos com altas habilidades.

Mais informações:
Site:

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMBIENTAL

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONFERÊNCIA DE SAÚDE AMBIENTAL


Os interessados em participar da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental (CMSA) podem fazer as pré-inscrições no site da secretaria. Com o lema "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!", as discussões serão nos dias 28 e 29 de setembro de 2009.

A conferência será realizada em três etapas (municipais, estaduais e nacional), tendo como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis". A etapa nacional será no período de 15 a 28 de dezembro de 2009, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília - DF.

A representante da comissão de organização, Marla Fernanda Kuhn, disse que a expectativa é que 200 pessoas participem do evento para a construção de uma proposta estratégica em saúde ambiental para o Brasil. A realização do evento na capital é da prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde e Uampa.


1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMBIENTAL (CMSA)
"Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!"
Data: 28 e 29 de setembro de 2009
Local: Hotel Ritter. Porto Alegre – RS
Mais informações:
Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=795

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Data: 25 de setembro de 2009
Horário: 9h às 18h
Local: Sala 12 da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI-NH/CB/EV)
Rua Joaquim Pedro Soares, 540. Centro. Novo Hamburgo - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 2108-2108 ramais 2162 ou 2193
E-mail: morgana@fundacaosemear.org.br
Site: http://www.fundacaosemear.org.br/?area=32

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PORTO ALEGRE

21 DE SETEMBRO
DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
ATIVIDADES EM PORTO ALEGRE:


REUNIÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO (REFERENTE À INSPEÇÃO NA RODOVIÁRIA)
Data: 18 de setembro de 2009
Horário: 15h
Local: Ministério Público (Rua Santana, 440. 7º andar). Porto Alegre - RS


PANFLETAGEM DE DIVULGAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Data: 20 de setembro de 2009
Horário: 12h
Local: Acampamento Farroupilha (Parque da Harmonia). Porto Alegre - RS
Prefeitura do Acampamento/Chama Crioula (Ponto de Encontro)


PANFLETAGEM DE DIVULGAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
EXPOSIÇÃO DE MATERIAL ELABORADO PELO CAP DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Data: 21 de setembro de 2009
Horário: 14h
Local: Esquina Democrática. Centro. Porto Alegre - RS
Esquinas da Rua da Praia/Andradas e Av. Borges de Medeiros


Mais informações:

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA)
Rua Siqueira Campos, 1300/205. Centro. Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3289-1626
E-mail: comdepa@seacis.prefpoa.com.br

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE)
Rua Miguel Teixeira, 86. Cidade Baixa. Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3288-6684
E-mail: cpdeficiente@sjds.rs.gov.br

AUDIÊNCIA PÚBLICA “DIA NACIONAL DE LUTAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”

AUDIÊNCIA PÚBLICA “DIA NACIONAL DE LUTAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”
Data: 21 de setembro de 2009
Horário: 14h
Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Rua Independência, 66. Centro. São Leopoldo – RS
Maiores informações:
Diretoria Municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência
Telefone: (51) 3575-0599; (51) 3566-2568

CURSO CAPACITA OPERADORES DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS

CURSO CAPACITA OPERADORES DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS
Data: 23 de setembro de 2009
Local: Auditório da Pequena Cruzada na Lagoa
Av. Epitácio Pessoa, 4866. Rio de Janeiro - RJ
Mais informações:
Telefone: (21) 2293-0317
E-mail: cmdca@pcrj.rj.gov.br

SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AÇÃO CONTRA AS DROGAS


SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AÇÃO CONTRA AS DROGAS COM ÊNFASE NO CRACK


A Câmara Municipal de Porto Alegre através da Escola do Legislativo Julieta Battistioli e as Frentes Parlamentares Antidrogas, de Incentivo à Leitura e em Defesa da Infância realizam o Seminário Municipal de Ação Contra as Drogas com Ênfase no Crack.

O objetivo do encontro é debater as questões que permeiam o tema “drogas” em especial o uso do crack, além de discutir como intensificar a prevenção. Debater ainda acerca de políticas públicas para tratamento dos dependentes, buscando alternativas para combater o tráfico de crack e analisar a relação entre familiares e os dependentes químicos.

Data: 18 de setembro de 2009
Horário: 14h
Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre
Avenida Loureiro da Silva, 255. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3220-4374
Site: http://www.camarapoa.rs.gov.br

POSSE HOJE, NO PARANÁ, AO PRIMEIRO JUIZ CEGO DO BRASIL

LULA VAI DAR POSSE HOJE, NO PARANÁ, AO PRIMEIRO JUIZ CEGO DO BRASIL


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na noite de hoje (17), em Curitiba, da solenidade do 33º aniversário de instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, quando será confirmada a posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o primeiro juiz cego da história do Brasil. “É um momento auspicioso para a democracia brasileira, para o Judiciário, no qual a diversidade é respeitada. É a realização de um sonho de 20 anos”, afirma o novo desembargador, nomeado no último dia 16 de julho por Lula.

Escolhido por meio de uma lista tríplice apresentada pelo tribunal, Fonseca recorda que já se passaram 20 anos desde que foi impedido de participar de um concurso na magistratura em São Paulo por causa de sua deficiência visual. Nesse período, construiu um extenso currículo. “Não pense que foi fácil", diz o desembargador, acrescentando que o ser humano tem a capacidade "divina de superar limitações e desenvolver métodos próprios para lidar com suas deficiências."

Fonseca repete sua história sempre com entusiasmo, sem disfarçar o orgulho que sente por tudo que conquistou na vida. Casado e pai de duas filhas, ele conta que está se preparando para desempenhar as novas funções. “Estou montando minha equipe de assessores. Estou sendo muito bem recebido."As páginas de cada processo serão analisadas com o auxílio de assessores, que farão a leitura para que ele possa ouvir e julgar. “Não aprendi braille por ter perdido a visão já na fase adulta.”

Fonseca tem 50 anos e nasceu em São Paulo, aos seis meses de gestação. “Por causa do nascimento prematuro, tive sequelas, como a baixa visão e paralisia cerebral que afetou os membros inferiores. Apesar de tudo, consegui viver uma infância normal, estudei e brinquei muito nas ruas.”

Para se preparar para o vestibular, estudou ouvindo as perguntas gravadas e escrevendo as respostas. Ingressou no curso de direito do Largo São Francisco e quando estava no terceiro ano perdeu o pouco da visão que tinha. Depois, fez mestrado e doutorado. Em 1991, fez concurso para o Ministério Publico, em São Paulo, e obteve o sexto lugar entre 4,5 mil candidatos. No MP, exerceu a função de procurador durante 18 anos.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE JUSTIÇA RESTAURATIVA


I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE JUSTIÇA RESTAURATIVA
Data: 28 a 30 de setembro de 2009
Local: Sala 1035 do Prédio 11 da PUCRS
Av. Ipiranga, 6681. Partenon. Porto Alegre – RS
Mais informações:

terça-feira, 15 de setembro de 2009

16ª SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE BELO HORIZONTE

16ª SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE BELO HORIZONTE
“Sinal Verde para Inclusão”
Data: 21 a 27 de setembro de 2009
Local: Belo Horizonte - MG
Mais informações:
Telefone: (31) 3277-4105; (31) 3277-6949; (31) 3277-4678
E-mail: caappdbh@pbh.gov.br

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL


Os Professores das redes públicas das três etapas da educação básica, que desenvolvem experiências podem inscrever seus projetos na 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil. O prazo de inscrição foi prorrogado para o dia 30 de setembro de 2009 e deve ser feita na página do Prêmio.

Serão premiadas até 40 experiências, sendo 10 para cada etapa da educação básica e 8 por região. Os professores e diretores ou representantes das escolas premiados terão participação assegurada no Seminário, que acontecerá em Brasília, com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio.

Os autores das experiências selecionadas receberão o valor de R$ 5.000,00, troféu e certificados e as escolas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimidia, a critério delas, no valor de até R$ 2.000,00.

O Prêmio Professores do Brasil é realizado pelo ministério em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com a Unesco e a OEI. As fundações Bunge e SM e os institutos Pró-Livro e Votorantim são os patrocinadores.

Mais informações:
Telefone: (61) 2104-8280

I ENCONTRO DO DIA INTERNACIONAL DA PAZ

I ENCONTRO DO DIA INTERNACIONAL DA PAZ
Data: 21 de setembro de 2009
Local: Solar dos Câmara (ao lado da Assembléia Legislativa do RS)
Rua Duque de Caxias, 968. Centro. Porto Alegre - RS
Mais informações:
E-mail: gepazrs@gmail.com

FORMAÇÃO EM “INCLUSÃO SOCIAL DO DEFICIENTE”

FORMAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DAS UBS SOB GESTÃO DIRETA OS-CEJAM (COORDENAÇÃO DE SAÚDE MICRORREGIÃO M’BOI MIRIM OS-CEJAM) E LÍDERES COMUNITÁRIOS DA REGIÃO DO JARDIM ÂNGELA
Data: 17 de setembro de 2009
Horário: 8h às 17h
Local: Paróquia Santos Mártires
Mais informações:

INFORMÁTICA PARA IDOSOS

CURSO DE INFORMÁTICA PARA IDOSOS: INTRODUÇÃO AOS RECURSOS DA WEB PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A atividade integra um projeto de pesquisa da FACED/UFRGS, e é destinada para pessoas a partir de 60 anos. Os participantes devem ter conhecimentos básicos no uso do computador. O curso é gratuito, e começará em outubro. As vagas são limitadas.
As inscrições podem ser feitas somente no dia 23 de setembro de 2009.
Mais informações:
Telefone: (51) 3308-4179 com Letícia
E-mail: eadidosos@yahoo.com.br

CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

DEBATE SOBRE CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO RS
Data: 16 de setembro de 2009
Horário: 9:30
Local: Auditório do Ministério Público Federal
Praça Rui Barbosa, 57. 14º andar. Centro. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (61) 2025-9342; (61) 2025-3581
E-mail: andreia.fernandes@mj.gov.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Data: 22 a 24 de setembro de 2009
Local: Anfiteatro Padre Werner. UNISINOS
Av. Unisinos, 950. Cristo Rei. São Leopoldo - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3591-8720; (51) 3590-8500

1º ENCONTRO ESTILO ELEGÂNCIA E EQUILÍBRIO

1º ENCONTRO ESTILO ELEGÂNCIA E EQUILÍBRIO
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO DA MODA E CONSUMO, CONTEMPLANDO TAMBÉM AS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Data: 30 de setembro e 01 de outubro de 2009
Local: São Paulo - SP
Mais informações:
Telefone: (11) 5087-0970 com Glete

OFICINA DE ACESSIBILIDADE E COMUNICAÇÃO

OFICINA DE ACESSIBILIDADE E COMUNICAÇÃO
Data: 19 de setembro de 2009
Horário: 8h às 12h
Local: Sala 104 do Bloco 3Q. Campus Santa Mônica da UFB. Uberlândia - MG
Mais informações:
E-mail: comissao@proconferencia.org

I FÓRUM SAÚDE MULHER

I FÓRUM SAÚDE MULHER
Data: 16 de outubro de 2009
Local: Palácio dos Festivais. Gramado - RS
Mais informações:

PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS E DOS DESASTRES

COMUNIDADES MAIS SEGURAS: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PREVENTIVA DA PSICOLOGIA NO ÂMBITO DAS EMERGÊNCIAS E DOS DESASTRES
Data: 23 de setembro de 2009
Horário: 19h
Local: Sede do CRPRS
Av. Protásio Alves, 2854/301. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3334-6799
E-mail: eventos@crprs.org.br
Site: http://www.crp07.org.br/noticias_internas.php?idNoticia=891

FÓRUM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ALTAS HABILIDADES

FÓRUM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ALTAS HABILIDADES DE PORTO ALEGRE

Pauta:
1) Acessibilidade onde estás?
2) Oficina de sensibilização

Data: 17 de Setembro de 2009
Horário: 14h
Local: Sala 10 do Mercado Público Central. Centro. Porto Alegre - RS
Mais informações:
E-mail: flaviafilippini@ibest.com.br (Flávia Macedo Cruz: Coordenadora)

Evento gratuito e aberto ao público. Participe!

VII FÓRUM MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO RIO

VII FÓRUM MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
"Preconceito e Discriminação"
Data: 30 de setembro de 2009
Horário: 8:30 às 14:30
Local: CIAD Mestre Candeia
Av. Presidente Vargas, 1997. Auditório 311. Cidade Nova. Rio de Janeiro - RJ
Mais informações:
Telefone: (21) 2242-7700 ramal 244
E-mail: comdef@pcrj.rj.gov.br

PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

SRTE/RS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO
DO FÓRUM DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL


A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS) realiza na próxima quarta-feira (16 de setembro), às 14h, na sede da Regional, a primeira reunião do Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional, realizado no dia 07 de agosto, onde serão debatidos e avaliados os seus resultados.

O Fórum faz parte de uma ação nacional de mobilização em favor do cumprimento dos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e visa promover o debate entre empresas, autoridades locais e outras instituições empenhadas no projeto nacional de desenvolvimento econômico e social sustentável.

Na pauta de discussões, a escolha da coordenação e o Regimento Interno do Fórum. Entre os demais assuntos, a aplicabilidade da lei, os desafios, as boas práticas, avaliação de resultados, além das propostas de adequação, metas para municípios ou por setores econômicos. São convidados para os eventos empregadores, entidades formadoras, sindicatos, sociedade civil, autoridades estaduais e municipais envolvidas com a profissionalização de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), existem hoje no Brasil 148.582 aprendizes no mercado de trabalho. O estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 35 mil deles registrados nas empresas. A capacidade total no estado é de 86 mil. A meta do MTE é inserir até o final de 2010, pelo menos, 800 mil aprendizes no mercado, conforme anunciou o ministro Carlos Lupi e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a I Conferência Nacional, em novembro de 2008.


PRIMEIRA REUNIÃO DO FÓRUM DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Data: 16 de setembro de 2009
Horário: 14h
Local: Sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS)
Avenida Mauá, 1013. 10º andar. Centro. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3228-5693; (51) 3228-5722; (51) 3228-5711; (51) 3228-5717

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MARCHA DOS USUÁRIOS PELA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL


MARCHA DOS USUÁRIOS PELA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL
Data: 30 de setembro de 2009
Local: Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF
Mais informações:
Site: http://marchadosusuarios.blogspot.com

SESSÃO DE FILMES COM AUDIODESCRIÇÃO

SESSÃO DE FILMES COM AUDIODESCRIÇÃO

A ACERGS, em parceria com a Produtora de Audiodescrição Beco das Garrafas, promoverá uma sessão de filmes com audiodescrição. Serão apresentados três filmes relativamente curtos, sendo dois curta-metragens e um filme infantil.

Com essa iniciativa a ACERGS e a Produtora Beco das Garrafas pretendem divulgar a audiodescrição e aprofundar o debate sobre a importância desse recurso para as pessoas cegas, bem como coletar informações dos usuários de audiodescrição, que possam colaborar com a melhoria desse importante recurso tecnológico desenvolvido para as pessoas cegas.

Informamos que apenas os vinte primeiros interessados a participarem dessa sessão de audiodescrição, que se inscreverem por e-mail ou telefone, poderão assisti-la, visto que não dispomos de espaço físico para receber número maior de expectadores.


SESSÃO DE FILMES COM AUDIODESCRIÇÃO
Data: 19 de setembro de 2009
Horário: 10h
Local: Sede Administrativa da ACERGS
Rua Gen. Andrade Neves, 100. 5º andar do Bloco B. Centro. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3225-3816
E-mail: atendimento@acergs.org.br

AUTISMO E EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PALESTRAS PARA PAIS "MEU FILHO TEM AUTISMO"
Tema: Autismo e Educação
Data: 28 de setembro de 2009
Horário: 18:30 às 20:30
Local: AMA-SP (Rua Luís Gama, 890. 1º andar. Bairro: Cambuci). São Paulo - SP
Para participar, basta trazer 1kg de alimento não-perecível. Não é preciso fazer inscrição prévia.
Mais informações:
Telefone: (11) 3376-4401
Site: http://www.ama.org.br

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE LONDRINA

PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE LONDRINA
Datas: 11 e 12 de setembro de 2009
Local: Câmara de Vereadores de Londrina
Rua Parigot de Souza, 145. Londrina – PR

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE LONDRINA
Data: 2 e 3 de outubro de 2009
Local: Câmara de Vereadores de Londrina
Rua Parigot de Souza, 145. Londrina – PR


Mais informações:
Telefone: (43) 3372-4367 das 12h às 18h
E-mail: cmdpd@londrina.pr.gov.br
Site:

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

AÇÃO EDUCATIVA
O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – RESULTADOS E DESAFIOS
Data: 14 e 15 de setembro de 2009
Local: Auditório da Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182. Centro. São Paulo - SP
Mais informações:
Telefone: (11) 3151-2333 ramal 101
E-mail: pde@acaoeducativa.org

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

II ENCONTRO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS COM DEFICIÊNCIA DA CUT - SP

II ENCONTRO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS
COM DEFICIÊNCIA DA CUT - SP
Data: 12 de setembro de 2009
Horário: 9h
Local: Auditório da Apeoesp
Praça da República, 282. Centro. São Paulo - SP
Mais informações:
Site: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=26714

EPILEPSIA: FORA DAS SOMBRAS

EPILEPSIA: FORA DAS SOMBRAS

9 DE SETEMBRO:
DIA NACIONAL E LATINO AMERICANO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA


Dia 9 de setembro é a data oficial para conscientizar mídia e população para os problemas de uma síndrome que atinge quase 3 milhões de brasileiros, especialmente crianças. Ajude a tirar a Epilepsia das sombras, levando informações adequadas sobre ela. Participe você também!

Mais informações:

DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

66 países ratificaram acordo
Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York


Representantes de dezenas de países se reuniram na sede da ONU, em Nova York, entre os dias 2 e 4 de setembro, para debater e fortalecer os direitos das 650 milhões de pessoas com deficiências no mundo.

A Conferência dos Estados Partes da Convenção das Pessoas com Deficiência teve como objetivo aprimorar os direitos desta parcela da população através de leis nacionais e outras medidas de Estado.

Direitos

A convenção da ONU garante às pessoas com deficiências o acesso à educação, saúde, trabalho, condições adequadas de moradia, liberdade de movimento e igualdade perante as leis.

O acordo foi assinado, até o momento, por 142 países, incluindo o Brasil, e ratificado por 66 nações.

A diretora do conselho dos Centros de Vida Independente do Brasil, CVI, Regina Atalla, disse à Radio ONU, em Nova York, que o debate ajudou a promover os direitos das pessoas deficientes.

Acompanhe a entrevista de Regina Atalla à Marco Alfaro, da Rádio ONU no site:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/169311.html

ANALFABETISMO TEM IMPACTO DIRETO SOBRE A SAÚDE

8 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

ANALFABETISMO TEM IMPACTO DIRETO SOBRE A SAÚDE

Secretário-Geral afirma em mensagem que são necessárias medidas urgentes para promover alfabetização ao redor do mundo.

Em uma mensagem para marcar o Dia Internacional da Alfabetização, comemorado em oito de setembro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que são necessárias ações urgentes para promover a leitura ao redor do mundo, destacando que o analfabetismo tem conseqüências diretas na saúde de 774 milhões de adultos. O tema do Dia neste ano, "Alfabetização é o Melhor Remédio", associa educação à saúde.

Ban disse que o analfabetismo “não permite às pessoas ler as instruções na bula de um medicamento, nem saber fatos sobre a aids, a malária e outras doenças infecciosas”. Ele acrescentou que dois terços daqueles que não sabem ler são mulheres, que freqüentemente cuidam dos membros doentes de suas famílias.

De acordo com o Secretário-Geral, a alfabetização é “indispensável” para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), principalmente no que se refere a melhorar a saúde materna e a combater a aids e a malária.

Ban afirmou ainda que 75 milhões de crianças não freqüentam a escola, e que outros milhões a abandonam sem um nível de educação adequado para participar de maneira ativa e produtiva na sociedade. O Secretário-Geral observou que “estes números seriam devastadores em qualquer época, mas que o fato de ocorrerem no contexto atual da sociedade da informação mostra a urgência de promover a alfabetização ao redor do mundo”.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA PARA SURDOS E CEGOS

FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA PARA SURDOS E CEGOS


Curso Técnico de Formação em Informática será promovido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS. O Curso é dirigido para cegos, surdos e tradutores-intérpretes de LIBRAS. Os interessados devem ter diploma de Ensino Médio.
Maiores informações:
Telefone: (51) 3288-7400 e 3288-7449 com Alexandre Gonçalves
E-mail: alexandre-goncalves@sct.rs.gov.br

AMAS PROMOVE NOITE DE SERESTA DOS AMIGOS DO AUTISMO

AMAS DESEJA REFORMAR PRÉDIO PARA AMPLIAR NÚMERO DE ATENDIDOS

No próximo sábado, 12, será realizado uma noite de seresta com artistas da terra


A instituição cuida de pessoas autistas

Criada há 15 anos a Associação dos Amigos do Autismo de Sergipe (AMAS), atende atualmente 39 pessoas com faixa etária entre 13 e 45 anos. Com sede própria construída no bairro Coroa do Meio, a Amas oferece atendimento aos portadores da síndrome do autismo com atividades psicopedagógicas incluindo trabalhos artesanais (pintura em tecido e em tela, bijuterias, biscuit, tapeçaria e cartões de natal), além de musicoterapia, educação física, socialização e orientação familiar. Atualmente a instituição passa por dificuldades e precisa de doações.

Para o secretário da instituição, Wanderley Medeiros, a Amas precisa ampliar o quadro de funcionários e voluntários. “Uma das necessidades que temos é ter mais funcionários e voluntários, porque o nosso público é muito diferente com dificuldades variadas que requer um cuidado maior por parte do professor”, diz.

Wanderley Medeiros, afirma que a instituição passa por muitas dificuldades

Wanderley Medeiros ressalta ainda que atualmente existe uma lista de espera de 18 crianças que aguardam a conclusão da ampliação do prédio para serem beneficiadas com o atendimento. “Infelizmente a maioria de pessoas que atendemos são de baixa renda, são pais que não sabem lidar com as limitações dos filhos e por isso procuram a Amas. Mas o nosso espaço é muito pequeno e não podemos atender mais ninguém. Estamos buscando recursos para terminar a reforma da casa para atender o público de três a cinco anos de idade”, conta.

Para quem trabalha na instituição as dificuldades são superadas pelo prazer de ensinar, esse é o caso da educadora Ione Mello. “O nosso trabalho é muito difícil porque na sala de aula temos alunos com dificuldades diferentes e temos que lidar com todas as limitações, mas esse trabalho é feito com amor porque notamos o desenvolvimento de muitos autistas que chegam sem saber noções básicas da vida e com o passar do tempo essas pessoas estão totalmente inteiradas com o convívio social”, destaca.

A educadora Ione Mello trabalha na instituição com amor e dedicação

Com o objetivo de reformar o prédio e ampliar o número de atendidos a Amas vai realizar no próximo sábado, 12 de setembro de 2009, uma ‘Noite de seresta dos amigos do autista’, no Cotinguiba Esporte Clube, a partir das 21h com a presença de artistas como Lene Hall, Chiko Queiroga e Antonio Rogério, Alan Davidson, Lucas Aribé e Gil Castro.

O preço do ingresso do evento beneficente de R$ 10 por pessoa e toda renda será revertida à instituição. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3255-2481 ou com o assessor de comunicação Manoel Oviêdo pelo número (79) 8127-0525.
Kátia Susanna

NOITE DE SERESTA DOS AMIGOS DO AUTISTA
Data: 12 de setembro de 2009
Horário: 21h
Local: Cotinguiba Esporte Clube. Aracaju – SE
Mais informações:
Telefone: (79) 3255-2481