domingo, 20 de setembro de 2009

FESTIVAIS REGIONAIS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOVIMENTAM O CEARÁ

FESTIVAIS REGIONAIS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOVIMENTAM O CEARÁ


Os Festivais Regionais para as Pessoas com Deficiência, com o tema “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim”, vão reunir todos os municípios do Estado em torno da arte e da cultura produzidas pelas pessoas com deficiência. Mais de 600 delas tiveram a oportunidade de participar, durante os meses de março a junho, de oficinas de dança, cerâmica, pintura, música e teatro, por meio da Formação em Arte e Cultura para Pessoas com Deficiência.

Agora essas pessoas poderão mostrar os resultados das oficinas nos oito festivais programados para acontecer até o fim deste ano. Os festivais também abrirão espaço para alunos de outras instituições que não participaram da Formação. Os alunos podem se inscrever para as apresentações de palco, como peças teatrais, dança, música, coral, entre outros; ou exposições artísticas, de quadros, artesanato, cerâmica, etc. As instituições também podem se inscrever para a Tenda da Gastronomia, onde irão comercializar gêneros alimentícios.

Na programação de todo os Festivais, consta a realização de uma mesa-redonda em que um defensor público, um psicólogo e um médico discutirão com os profissionais da área e as famílias assuntos relacionados ao cotidiano das pessoas com deficiência, como aspectos do relacionamento com a família e a sociedade, do ciclo de vida e da garantia dos direitos

Os Festivais Regionais para as Pessoas com Deficiência carregam o compromisso de mostrar a capacidade e as inúmeras possibilidades das quais essas pessoas são capazes e muitas vezes não são reconhecidas.


AGENDA DOS FESTIVAIS:

22/09/09: Acopiara
30/10/09: Tauá
14/10/09: Limoeiro do Norte
21 e 22/10/09: Fortaleza
28/10/09: Pacoti
04/11/09: Sobral
18/11/09: Crato

Mais informações:
Telefone: (85) 3101-6759
E-mail: bianca@secult.ce.gov.br