quarta-feira, 2 de setembro de 2009

GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS


15º GRITO DOS EXCLUÍDOS E DAS EXCLUÍDAS –2009
Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular


O Grito dos Excluídos é um espaço de articulação de forças sociais que se juntam para fazer do Dia da Pátria um grito pela Nação! O Grito é um processo, que compreende um tempo de preparação e pré-mobilização, seguido de compromissos concretos que dão continuidade às atividades. Tem três grandes objetivos: denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos, é uma anúncio de esperança.

O 15º Grito dos Excluídos terá como lema: “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”. Reunida em São Paulo no mês de março, a coordenação nacional do Grito definiu além do lema, os objetivos e os eixos para a próxima edição da atividade, que este ano tem bastante em comum com todo o processo e a caminhada do Grito dos Excluídos/as.

O QUE É O GRITO

O Grito dos Excluídos é uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão e assinalar as possíveis saídas e alternativas. Acontece normalmente no dia sete de setembro (no Brasil) e no dia 12 de outubro em toda a América, há 11 anos, mobiliza milhões de pessoas sob o lema “Por Trabajo, Justicia y Vida”.

Antes de tudo, é uma dor secular e sufocada que se levanta do chão. Dor que se transforma em protesto, cria asas e se lança no ar. De ponta a ponta do país ou do continente, o povo solta ao vento o seu clamor, longamente silencioso e silenciado. É um grito que ganha os ares, entra pelas portas e janelas, toma os espaços. Tem como objetivo unificar todos os gritos presos em milhões de gargantas, desinstalar os acomodados, ferir os ouvidos dos responsáveis pela exclusão e conclamar todos à organização e à luta. É o grito dos empobrecidos, dos indefesos, dos pequenos, dos sem vez e sem voz, dos enfraquecidos - numa palavra, o grito dos excluídos. Quer ser uma instância articuladora, animadora e interpeladora dos movimentos sociais; um espaço facilitador das diversas lutas e demandas sociais.

EIXOS ORIENTADORES

• Superação da exclusão social;
• Luta pelo não pagamento da Dívida externa;
• Resgate das dívidas sociais;
• Luta contra o modelo neoliberal;
• Luta contra todas as formas de migração forçada, xenofobia e racismo;
• Continuar apoiando a luta contra a ALCA/Livre Comércio, OMC e FMI;
• Luta contra a Militarização Estadunidense na América Latina e Caribe;
• Luta pela paz e contra a guerra.

Vamos às ruas, façamos o grito ecoar em todos os espaços onde a vida está ameaçada. Articulemos caminhadas, celebrações especiais, romarias, atos públicos, procissão, pré-gritos, cursos, seminários, palestras.

DIA DO GRITO DOS/AS EXCLUÍDOS/AS
Data: 4 de setembro de 2009
Horário: Concentração a partir das 10h
Local: Palácio Piratini. Porto Alegre - RS
Seguido de caminhada pelas Ruas Riachuelo, Caldas Junior, Siqueira Campos e Borges de Medeiros com encerramento na Esquina Democrática.
Maiores informações:
Site: http://www.gritodosexcluidos.org