segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA DA ONU REAFIRMA DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

CONFERÊNCIA DA ONU REAFIRMA DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Representantes do Brasil participaram do encontro em Nova York e mostraram formas de atuação para promoção de igualdades; intercâmbio entre os países participantes servirá para a fortalecer direitos das 650 milhões de pessoas com deficiências no mundo


A 2ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Pessoas com Deficiência, encerrada nesta sexta-feira, na sede da ONU em Nova York, analisou formas de promover leis nacionais que protejam os direitos dessas pessoas.

O intercâmbio de experiências entre os países participantes serviu para a fortalecer a igualdade das 650 milhões deficientes no mundo.

Conquistas

O coordenador da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, Marco Pellegrini, que é deficiente e participou do encontro, falou à Rádio ONU sobre as conquistas obtidas no Brasil.

"Também é bastante importante outra ação que estamos desenvolvendo para que seja possível às pessoas com deficiência prestarem os exames em todos os concursos públicos. E que elas sejam admitidas em uma empresa que está preparada para recebê-las. Que esta inclusão seja viável. Que a pessoa com deficiência tenha uma carreira. Que ela possa ingressar na empresa e progredir na carreira", disse.

Pellegrini destacou que o governo de São Paulo tem realizado um programa para divulgar a Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiencia aos legisladores, prefeitos e sociedade civil nos 655 municípios do estado.

A convenção foi assinada, até o momento, por 142 países, incluindo o Brasil, e ratificado por 66 nações.

Fonte: Marco Alfaro (Rádio ONU, Nova York)