quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MANIFESTO VIRTUAL “SER DIFERENTE É NORMAL”

MANIFESTO VIRTUAL “SER DIFERENTE É NORMAL”


Manifesto no site: http://www.youtube.com/watch?v=3u4uLA4Uv08


O Manifesto pela inclusão de todos e contra o preconceito vai ter o pré-lançamento internacional no dia 06 de setembro durante o Brazilian Day, a grande festa brasileira em Nova York. Os organizadores do evento anual vão convocar o público estimado em 1,5 milhão a participar da campanha.

O Manifesto – Ser Diferente é Normal, website sem divulgação comercial de qualquer natureza, tem por objetivo dar oportunidade à sociedade de se manifestar publicamente a favor da inclusão e combater qualquer tipo de preconceito e segregação, disseminando os conceitos de respeito, paz e equidade social.

Através do endereço http://www.serdiferenteenormal.com.br/ e http://www.itsnormaltobedifferent.com/, em português e inglês, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo poderá postar a sua própria foto e em uma atitude de desprendimento de sua imagem, dar ao seu rosto características de Síndrome de Down.

De forma divertida e alegre, pretende-se mudar a “cara” do preconceito, reconhecendo que “Ser Diferente é Normal”. Afinal, ninguém é igual a ninguém e cada pessoa é única. E a pior barreira que separa as pessoas é o preconceito.

A campanha ajudará ainda a promover a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, primeiro tratado internacional de Direitos Humanos do século XXI da Nações Unidas (ONU), aprovada no ano passado pelo Congresso brasileiro com valor constitucional e que foi elaborada para garantir os apoios necessários para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades na vida. Mundialmente, o website do Manifesto será lançado na sede da ONU, também em Nova York,no dia 3 de dezembro de 2009, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O Manifesto Ser Diferente é Normal criado para o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03) e apresentado no Brasil em março deste ano teve excelente aceitação pelo público, com mais de 600 mil acessos. No Brasil, o Manifesto tem apoio de diversas instituições ligadas à causa e está sendo divulgado dentro da Casa Cor Campinas, evento com estimativa de 50 mil visitantes que ocorre até dia 06/10.

MetaSocial – O Instituto MetaSocial é uma ONG que há mais de 15 anos desenvolve ações pela inclusão das pessoas com deficiência. Atua em parceria com a mídia para difundir a noção de que “Ser Diferente é Normal”, no sentido de que todas as pessoas são diferentes, logo, a diferença é corriqueira, intrínseca, humana. Esta frase é slogan do Instituto MetaSocial desde 2003. Entre as várias ações já realizadas pelo Instituto estão filmes publicitários, um deles ganhador do Leão de Bronze em Cannes (Carlinhos), enredo da escola de Samba Império Serrano, assessoria na inserção de personagem com síndrome de Down na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos (2006), lançamento dos primeiros bonecos com características de síndrome de Down industrializados, a Turma da Clarinha, assim como também no de Tati, personagem com síndrome de Down criado pelo Instituto Maurício de Sousa, entre outros. http://www.metasocial.org.br/ms_campanhas.shtml

BRAZILIAN DAY
Data: 6 de setembro de 2009
Horário: 13h
Local: 46th ST, entre 5ª e 6ª Avenida. Nova York - EUA
Mais informações:

Patricia Almeida (Nova York)
Telefone: 1 917-428-4756
E-mail: pat_lucas@yahoo.com


Helena Werneck (Rio de Janeiro)
Telefone: 55 (21) 7832-3221
E-mail: contato@metasocial.org.br


Patricia Heiderich (Campinas)
Telefone: 55 (19) 7803-9014; 55 (19) 9111-6637
E-mail: patricia@metasocial.org.br