sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEMANA SERÁ DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


SEMANA SERÁ DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove, entre os dias 21 e 25 de setembro de 2009, o Curso Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o evento receberá gestores e educadores de 70 municípios e da Rede Municipal de Ensino da Capital no Ritter Hotel (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 – Centro Histórico), em Porto Alegre.

O objetivo do encontro é capacitar profissionais em relação à inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. O curso terá dez encontros, que contarão com palestras, relatos e capacitações voltadas à educação especial.

Atualmente, a rede municipal de ensino, no serviço de educação especial, atende a três mil alunos de 0 a 21 anos, nas escolas especiais ou regulares, nos níveis infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na educação infantil, há dois tipos de atendimento: o Serviço de Educação Precoce, para crianças de 0 a 3 anos, e a Psicopedagogia Inicial, para crianças de 3 a 6 anos de idade.

A Smed possui cinco escolas especiais, sendo uma específica para surdos. Além dessas instituições, há 21 Salas de Integração e Recursos (SIRs), em escolas regulares, que prestam serviço especializado em turno oposto, que o Ministério da Educação (MEC) reconhece como Atendimento Educacional Especializado, para pessoas com necessidades especiais e/ou deficiências, bem como assessoria às escolas. Das 21 SIRs, três são exclusivas para alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão).

Em outubro está prevista a inauguração de mais uma SIR específica para alunos com altas habilidades.

Mais informações:
Site: