quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ANALFABETISMO TEM IMPACTO DIRETO SOBRE A SAÚDE

8 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

ANALFABETISMO TEM IMPACTO DIRETO SOBRE A SAÚDE

Secretário-Geral afirma em mensagem que são necessárias medidas urgentes para promover alfabetização ao redor do mundo.

Em uma mensagem para marcar o Dia Internacional da Alfabetização, comemorado em oito de setembro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que são necessárias ações urgentes para promover a leitura ao redor do mundo, destacando que o analfabetismo tem conseqüências diretas na saúde de 774 milhões de adultos. O tema do Dia neste ano, "Alfabetização é o Melhor Remédio", associa educação à saúde.

Ban disse que o analfabetismo “não permite às pessoas ler as instruções na bula de um medicamento, nem saber fatos sobre a aids, a malária e outras doenças infecciosas”. Ele acrescentou que dois terços daqueles que não sabem ler são mulheres, que freqüentemente cuidam dos membros doentes de suas famílias.

De acordo com o Secretário-Geral, a alfabetização é “indispensável” para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), principalmente no que se refere a melhorar a saúde materna e a combater a aids e a malária.

Ban afirmou ainda que 75 milhões de crianças não freqüentam a escola, e que outros milhões a abandonam sem um nível de educação adequado para participar de maneira ativa e produtiva na sociedade. O Secretário-Geral observou que “estes números seriam devastadores em qualquer época, mas que o fato de ocorrerem no contexto atual da sociedade da informação mostra a urgência de promover a alfabetização ao redor do mundo”.