terça-feira, 27 de outubro de 2009

2º SIMPÓSIO ESTADUAL DE PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO

2º SIMPÓSIO ESTADUAL DE PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO


Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio Estadual de Vigilância da Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho. O evento é promovido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST do Rio Grande do Sul, integrante do Centro Estadual de Vigilância em Saúde - CEVS/SES e marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

Instituído pelo Ministério da Saúde em 1997, a data é um momento de reflexão dos profissionais do setor e esclarecimento à população sobre as causas de deficiências auditivas e as formas mais eficazes na sua prevenção.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, a deficiência auditiva atinge cerca de 5,7 milhões de brasileiros. A principal causa de perda auditiva evitável entre os adultos é a exposição a ruídos e produtos químicos. No Rio Grande do Sul, estimativas indicam que mais de um milhão de pessoas trabalhem todos os dias com exposição a esses agentes lesivos. Entre os principais grupos atingidos estão os trabalhadores da indústria, agricultores, músicos, militares e motoristas.

DIA 10 DE NOVEMBRO É O DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ.
Data: 10 de novembro de 2009
Horário: 8:45 às 13h
Local: Instituto de Cardiologia
Av. Princesa Isabel, 370. Porto Alegre - RS
Mais informações:
Telefone: (51) 3901-1145 com Raul ou Maria Cristina
E-mail: auditiva-cevs@saude.rs.gov.br