domingo, 18 de outubro de 2009

DIREITOS HUMANOS NO RS

I PROJETO ITINERANTE DE CAPACITAÇÃO PARA DEFENSORAS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS NO RIO GRANDE DO SUL


A Liga dos Direitos Humanos da UFRGS promove, a partir de 21 de outubro deste ano até junho de 2010, o I PROJETO ITINERANTE DE CAPACITAÇÃO PARA DEFENSORAS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS NO RIO GRANDE DO SUL. A atividade é inédita no Brasil, e objetiva qualificar, apoiar e orientar membros da sociedade civil para agirem como multiplicadores de ações promotoras e preventivas de direitos humanos, no que se refere ao combate à discriminação e à violência institucional. Será também um importante momento presencial para interagir com as comunidades locais, e documentar os principais problemas que as afetam.

Esta iniciativa pioneira será realizada em municípios representativos das micro e mesorregiões que compõem o Estado do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Bagé, Imbé, Torres, Pelotas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Caxias do Sul, e nas ilhas do Delta do Jacuí.

Especialistas como procuradores, juízes, promotores de justiça e educadores ministrarão aulas abertas, cinedebates e oficinas sobre temas relacionados aos conceitos de direitos humanos, diversidade e discriminação, e o acesso à justiça. São oferecidas 50 vagas para cada município.

A atividade é gratuita, com certificado. O Projeto Itinerante tem financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Esta iniciativa foi selecionada entre 700 projetos inscritos de todo o Brasil, e será realizada em parceria com o Instituto Recriar, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e o Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFRGS.

Mais informações:
Telefone: (51) 9375-8400; (51) 3246-9423; (51) 3308-3496
E-mail: ligadireitoshumanos@ufrgs.br