terça-feira, 20 de outubro de 2009

[INCLUSIVE] UM CONVITE PROPOSITIVO CONTRA A EXCLUSÃO SOCIAL

[INCLUSIVE] UM CONVITE PROPOSITIVO CONTRA A EXCLUSÃO SOCIAL



Inclusive, chegando aqui e daqui pra frente

Ao contrário do que pode parecer, a inclusão não é meramente o oposto da exclusão. A inclusão é a oportunidade de “estar com”, ao invés da permanência do “continuar sem”. É um passo adiante na afirmação dos direitos civis, não um passo atrás nos espaços públicos que a sociedade fecha aos diferentes, aos que não se alinham num protótipo humano. A inclusão é o resultado da conquista dos que lutam e fazem por, não um somatório de favores, de concessões dos que, impávidos, olham para estes. É um somatório do esforço de pessoas e instituições que percebem que a injustiça pode ser combatida com uma nova visão da justiça, com uma perspectiva de uma sociedade plural em realidade, e não mais apenas como em ficção, mesmo permanecendo enquanto utopia em vista da dificuldade que há no mundo contemporâneo em engendrar valores comuns de uma democracia que valha esta nome.

A Inclusive foi criada nessa perspectiva. Não por acaso, em pleno processo de aprovação e ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no início de 2008. A Inclusive surgiu a partir da necessidade de levar a público informações sobre as lutas e conquistas das pessoas com deficiência que já há muito tempo querem disputar seu espaço em condições de igualdade com todas as pessoas, em todos os aspectos de suas vidas, inclusive no que tange ao registro e comunicação de sua própria história. Nesse caminho, foi muito natural que outros segmentos e questões passassem a ser considerados no conjunto e em sua abordagem temática, principalmente no foco da educação em direitos humanos, por seu caráter abrangente. Isso porque a inclusão é um processo que envolve a todos os segamentos marginalizados e a superação de todas as formas de exclusão é um desafio conjunto que confronta as democracias contemporâneas no início deste século e milênio.

Com base nessa pequena apresentação, gostaríamos de convidá-lo a divulgar através da Inclusive informações sobre projetos e atividades que abordem sob algum aspecto a temática da inclusão/exclusão social. É um convite que fazemos a todos que valem-se da informação como instrumento de trabalho e na leitura como fonte de conhecimento e transformação do conhecimento. Por isso, acreditamos que um perfil muito grande de profissionais, ativistas, militantes e interessados de um modo geral possa extrair daí resultados que provoquem principalmente a reflexão e convidem à ação em prol das idéias e projetos defendidos. Convidamos a valer-se do espaço que construímos e que já recebeu cerca de 300.000 visitantes desde então (maio/2008).

Trata-se de um proposta de parceria bastante simples mas que compete na valorização do trabalho de todos os interessados e, principalmente, na valorização da cidadania - através dos serviços de informação dos quais dispomos. Caso considere ainda a possibilidade, enviamos em anexo nossa logomarca em um banner-web para colaborar na divulgação do trabalho que, frize-se, é inteiramente voluntário, apartidário e vinculado exclusivamente à promoção dos valores da solidariedade e da construção de uma sociedade mais justa e fraterna - através da circulação da informação, seja qual for o seu suporte. Também anexamos o código-fonte de um aplicativo que roda as notícias atualizadas da Inclusive em formato dinâmico, e que pode ser anexado a websites, blogs e outros recursos web <http://www.inclusive.org.br/widget/instructions.txt> - para visualizá-lo em funcionamento clicar no link a seguir <http://www.inclusive.org.br/widget/widget.htm>.

Reservamo-nos apenas ao direito de seleção prévia e, em caso de dúvida, submeter a publicação de conteúdos ao critério do nosso Conselho Editorial. Todas as informações são veiculadas com a fonte de orígem e, caso haja a preferência, mantemos a leitura dirigida ao endereço incial, divulgando apenas o início das informações, conforme prevê a Lei 9.610, embora propaguemos por princípio a livre circulação de informações, aproximando nossa perspectiva aos novos modelos de licenciamento de conteúdo, como a Creative Commons. Oferecemos ainda o espaço reservado em nosso website para parceiros/apoios para a inserção de logotipos e marcas dos que se interessarem em colaborar com a divulgação deste projeto ou em ceder os direitos de publicação de conteúdo informativo. Aquelas instituições, grupos ou órgãos da administração pública que desejarem iniciar esse diálogo, estamos desde já a disposição.

Conheça melhor a Inclusive visitando o link a seguir:
http://www.inclusive.org.br

Atenciosamente
Lucio Carvalho, Patricia Almeida e Camilla Sartoratto
____________________________________________________________




Inclusive - Inclusão e Cidadania
http://www.inclusive.org.br
inclusive@inclusive.org.br


Porto Alegre
(51) 97380654 (51) 32215773

Londrina
(43) 9946-2865 (43) 3341-3201

Nova York
1-917-428-4756

Brasília – DF
(61) 8413-5301


Colaboradores

Ana Paula Crosara de Resende
Anastázia Ladeira
Andrea Tikhomiroff
Claudia Grabois
Andrei Bastos
Camilla Sarorato (Coord. Geral – Londrina/PR)
Eduardo Purper
Elisângela Zampieri
Fabio Adiron
Gil Pena
Guga Dorea
Leandra Migotto Certeza
Lucio Carvalho (Coord. Geral – Porto Alegre/RS)
Manoel Negraes
Marta Avancini
Patricia Almeida (Coord. Geral – Nova York/EUA)
Paulo Romeu Filho
Ricardo Shimosakai
Ubiratan Garcia Vieira
Valeria Llacer
Vivian Missaglia


Conselho Editorial

Ana Paula Crosara de Resende
Cassuça Benevides
Claudia Bastos
Claudia Grabois
Cristiana Soares
Fabio Adiron
Helena Werneck
Isabel Murray
Laís Pimentel
Lia Carolina Rossi
Patrícia P. Heiderich
Paula Quental
Romeu Sassaki
Rosangela Berman Bieler


Política de Privacidade e Direitos Autorais

A Inclusive não coleta dados de seus visitantes com fins comerciais ou promocionais. Os direitos sobre notícias produzidas e/ou difundidas integralmente sob o nome e/ou em, colaboração com a Inclusive seguem a licença Creative Commons 2.5