segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PORTO ALEGRE RECEBE ETAPA DO MUSIBRAILLE EM NOVEMBRO

PORTO ALEGRE RECEBE ETAPA DO MUSIBRAILLE EM NOVEMBRO


Porto Alegre terá, de 11 a 13 de novembro, uma etapa do projeto Musicografia em Braille. A programação para a Região Sul se constitui de Oficina de Capacitação da transcrição de texto musical de qualquer complexidade para a forma tátil, através de programa de computador (o software Musibraille).

A decisão foi confirmada na tarde de 19 de outubro de 2009 em reunião na Procempa com o Gabinete da Primeira Dama, senhora Isabela Fogaça, presente ao encontro com o secretário de Acessibilidade e Inclusão Social, Tarcízio Teixeira Cardoso; o Diretor Presidente da Procempa, André Imar Kulczynski; a secretária adjunta da Cultura, Ana Fagundes; Cristiane Loss, da Divisão de Educação Especial da SMED, e Andréa Back, da Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura.

Conforme o secretário Tarcízio Cardoso, “assimilada a técnica, pessoas com deficiência visual passam a ter melhores condições de estudo e aprendizagem da composição e escrita da teoria musical, ampliam desse modo seus potenciais de produção intelectual, inclusive de acesso ao mercado de trabalho”.

A Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) está articulada com o a Companhia Municipal de Processamento de Dados (Procempa) e a Secretaria Municipal da Educação (SMED) para a programação, a ser desenvolvida no Centro de Capacitação Digital da Procempa na Usina do Gasômetro, equipamento da SMC.

A Musicografia Braille é uma ferramenta que começa a ser desenvolvida ainda em 1828 por Louis Braille, adaptando a técnica da transcrição de textos antes desenvolvida para a transcrição musical.

A oficina constituiu-se e é desenvolvida em parceria por Dolores Tomé e José Antonio Borges.

Recentemente ocorreu o lançamento do software Musibraille na Biblioteca Nacional de Brasília para a região Centro Oeste. A programação da região Nordeste foi marcada para Recife, em Pernambuco.

Mais informações: