terça-feira, 1 de setembro de 2009

LANÇADA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM

LANÇADA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM


Foi lançada na última segunda-feira, 31 de agosto de 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A solenidade ocorreu em Brasília, no auditório da Organização Panaremicana de Saúde (OPAS/OMS) e contou com a presença do Ministro da Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

No mesmo local, a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) lançou o documento-marco Princípios, diretrizes e recomendações para uma atenção integral aos homens na saúde. Para a RHEG, a política de saúde voltada ao público masculino deve estar baseada em estudos que identifiquem as questões de gênero associadas à menor procura dos homens aos serviços de saúde, assim como ao seu processo de adoecimento e mortalidade. “A política precisa estar articulada com os atuais debates em torno das políticas de saúde no Brasil, que privilegiam a promoção da saúde, apostam na perspectiva da integralidade e que investem em ações voltadas à população que tem menos acesso” defende Benedito Medrado, coordenador do Instituto Papai e da RHEG.

O documento apresenta um conjunto de idéias, argumentos e informações sobre a atenção aos homens nos serviços públicos de saúde. Ela integra as ações do Projeto Homens Jovens e Atenção Integral à Saúde, uma iniciativa do Instituto PAPAI, em parceria com o Núcleo de Estudos em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e com a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). O objetivo da iniciativa é contribuir para a consolidação de políticas públicas de atenção integral aos homens na saúde, a partir de reflexões críticas e proposições, tendo por base a perspectiva feminista de gênero. O lançamento será do documento será feito, durante o evento, pelo coordenador do Instituto PAPAI e integrante da RHEG, Ricardo Castro.

Um estudo específico estudo específico sobre a saúde da população masculina lançado pelo IBGE revelou que os homens apresentam maior mortalidade em todas as idades, até os 79 anos. Entre os homens jovens (15-29 anos), o índice de mortalidade é causado, principalmente, por causas externas (76% dos óbitos totais nessa idade), com destaque para as agressões e os acidentes de transporte. Além disso, a expectativa de vida da população masculina é 7,6 anos abaixo das mulheres.

A Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) uma articulação nacional de organizações da Sociedade Civil, núcleos acadêmicos e redes independentes que atuam com homens e mulheres, a partir do enfoque feminista e/ou de gênero, para promover os direitos humanos e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. O comitê gestor nacional da Rede é composto pelas seguintes instituições: Instituto PAPAI (PE), Promundo (SP), Instituto NOOS (RJ), ECOS - Comunicação em Sexualidade e Coletivo Feminista, Sexualidade e Saúde (SP); THEMIS - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero (RS), Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), Núcleo de Pesquisas sobre Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens/UFSC).