sábado, 14 de novembro de 2009

BLOG INFOATIVO DEFNET


BLOG InfoAtivo.DefNet



Após muitas solicitações e inspirações, oriundas de diferentes recantos e latitudes/longitudes, estou lançando um BLOG com as informações, comunicações, editoriais, eventos e PROCLAMAÇÕES do DEFNET.

Acessem o endereço: http://infoativodefnet.blogspot.com e enviem seus comentários e suas postagens para que possamos enriquecer as já múltiplas formas de intervenção no mundo da Internet, principalmente as ligadas a Direitos Humanos, Bioética, Saúde Mental, Tecnologias e os temas da INCLUSÃO/EXCLUSÃO em nosso mundo globalizado.

O BLOG INFOATIVO DEFNET. nasce ou melhor é lançado ao mundo, afetivamente, mais um BLOG, com a finalidade de abrir um espaço para a memória de mais de 4000 informativos eletrônicos já enviados por mim.

Nas vésperas do 15 de novembro, data histórica da Proclamação da República, lanço também a primeira PROCLAMAÇÃO DO DEFNET, através de um estímulo ao COMBATE AO RACISMO, AOS PRECONCEITOS, ÀS DISCRIMINAÇÕES E À DESFILIAÇÃO.

Por ser um afrodescendente, muito embora muitos ainda reconhecido com parte dos 'pardos', trago para os amigos a comemoração do DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, que será comemorado no dia 20 de novembro de 2009 (Leia o primeiro iNFOaTIVO no BLOG sobre a necessidade de comprovação legal de ATITUDES RACISTAS, segundo julgamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

Me remeto, ainda, à lembrança que neste mês também temos o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA, proclamado pela UNESCO, em 16 de novembro, e, que se precisamos e devemos ainda combater o preconceito étnico-racial, é porque ainda não nos transformamos em multiplicadores do desejo da diferença. Ainda, humanamente, continuamos, no Hipercapitalismo, homogeneizantes, serializadores e naturalizadores de todas as formas de intolerância e preconceito.

Escrevi um texto, que foi publicado no site da , Sentidos, em 17/11/2006, indagando sobre a Tolerância, seu dia, e suas (im) possibilidades, do qual reproduzo um trecho: "Há, então, uma bela defesa a se construir que, (todos e todas) fazemos ao aceitar as idéias e o modo de ser diferente do Outro, não por respeito ou reconhecimento da Diferença, mas simplesmente por uma "bela indiferença", como a que ocorre pelo desgaste em relações de convivío cotidiano, porque não se possui, em essência nada para opor ou defender, um estado em que a mentira e as máscaras sociais, naturalizadas por nós mesmos, equivalerá a uma verdade pretenciosa e falaciosa. Vemos, por exemplo, esta situação em espaços de disputa do saber, como forma de poder, em que se esquece dos objetivos da construção daquele grupo. Esta é uma das repetições que enfrentamos e construímos todos os dias em espaços de vivência com o mesmo e a mesmice: as equipes e grupos profissionais que têm como tarefa promover a própria tolerância, ou seja profissionais da saúde, educadores, autoridades públicas, advogados, jornalistas, etc...".
(http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=11292&cod_canal=33).

Ainda precisamos aprender a aprender, humildemente, a sabedoria do coração: o Outro e sua diferença não me diminuem...podemos, sim, juntos em igualdade de direitos, expandir e multiplicar nossas forças e micropoderes... abrindo novas formas de inteligência coletiva do conhecimento... novas alianças... novas suavidades... novas ecologias... caminhando na trans-interdisciplinaridade e no desejo de ir pela Estrada Aberta, produzindo nossas re-evoluções moleculares.

Nesse sentido é que conclamo e proclamo o espaço do Blog InfoAtivo.DefNet como mais uma ágora virtual, ou seja um espaço aberto a todas as opiniões e idéias, com o desejo de que muitos possam se apropriar destas e multiplicar, intensa e micropoliticamente, qual um rizoma, a afirmação do respeito e do reconhecimento da Diferença, das singularidades, das multiplicidades e da diversidade humana.

Proclamo aberta a visitação e difusão do INFOATIVO.DEFNET para todos e todas,que imbuídos e contaminados pela POTÊNCIA ZUMBI, com sua resistência e resiliência do tipo "maçaranduba" (também conhecida como pau-de-andrade, uma madeira que por sua resistência já serviu até para 'dar em doido' nos manicômios brasileiros, assim como para a criação de alguns instrumentos musicais), afirmando que 'nóis inverga mais nóis num si intrega', ou seja continuaremos, coletivamente, em busca de uma afirmação e concretização de um Sociedade menos excludente, desfiliadora, racista, eugenista e despolitizadora de nossos desejos e subjetividades.

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG InfoAtivo.DefNet: http://infoativodefnet.blogspot.com

Campinas, 14/15 de novembro de 2009

JORGE MÁRCIO PEREIRA DE ANDRADE
jorgemarcio.defnet@gmail.com