sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO

SENADO CELEBRA DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO


Na próxima quinta-feira (12 de novembro de 2009), no Plenário, integrantes de seis comissões permanentes do Senado participarão de audiência pública conjunta para celebrar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, instituído pelas Nações Unidas.

Estabelecido pelo Sistema das Nações Unidas em 2001 e celebrado no Brasil desde 2005, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é comemorado em 10 de novembro. Segundo a página eletrônica da Unesco no Brasil, a data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a Ciência desempenha na construção de um mundo melhor.

A ideia é reiterar, na data, o compromisso da Unesco em fortalecer a consciência pública do papel da Ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas; promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico; renovar o compromisso nacional e internacional no uso da Ciência em prol da sociedade; enfatizar os desafios enfrentados pela Ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.

A audiência pública está marcada para as 9h e é promovida pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Educação, Cultura e Esporte (CE), Serviços de Infraestrutura (CI), Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Os requerimentos para a reunião foram apresentados pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Flávio Torres (PDT-CE), Flávio Arns (PSDB-PR), Renato Casagrande (PSB-ES), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Fernando Collor (PTB-AL) e Valter Pereira (PMDB-MS).

Para a audiência, foram convidados o chefe da assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Monserrat Filho, o representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Vicente Defourny, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp, o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, a professora titular de Genética e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz, e a coordenadora mundial do Programa de Educação Científica da Unesco, Beatriz Macedo.

Rita Nardelli / Agência Senado