segunda-feira, 9 de novembro de 2009

HC COMEMORA 500ª CIRURGIA DE IMPLANTE COCLEAR

HC COMEMORA 500ª CIRURGIA DE IMPLANTE COCLEAR


Evento marca a passagem da Semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

As Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde realizaram nesta segunda-feira, 9, evento em comemoração à Semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Para marcar a data foi comemorada a cirurgia de implante coclear número 500 realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Esse tipo de implante foi realizado pela primeira vez em 1992 por uma equipe do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). O implante é um dispositivo eletrônico que emite sinais elétricos para o cérebro, que os interpreta por sons, proporcionando audição a quem quer que o utilize.

No início, essa técnica era utilizada em crianças que nasceram surdas ou perderam a audição por meningite e traumas, entre outras causas. Com o passar do tempo, jovens e adultos também passaram a fazer parte do quadro de implantados no HCFMUSP - todos com resultados bastante positivos. O Grupo de Implante Coclear HCFMUSP foi também o primeiro a utilizar - e aperfeiçoar - uma técnica cirúrgica nova, a do implante de tronco cerebral.

Durante o evento, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, destacou as ações do governo na área da deficiência auditiva, como a inauguração da Unidade Santo Amaro da Rede Lucy Montoro, que conta com um centro para a realização de implantes cocleares. "A questão da deficiência auditiva é uma prioridade dentro desse Governo, para que os cidadãos tenham direito à opção e façam suas escolhas com base em seus desejos. Não se trata de criticar uma forma ou outra de tratamento, mas sim de abrir o acesso e garantir que a pessoa faça a escolha com base nas informações que tem", concluiu a Secretária.