quarta-feira, 22 de abril de 2009

AL DISCUTE FORMAÇÃO DE COMITÊ EM DIREITOS HUMANOS

ALE DISCUTE FORMAÇÃO DE COMITÊ EM DIREITOS HUMANOS


Audiência é resultado da Capacitação de Educadores da Rede Básica de Educação em Direitos Humanos

Na próxima sexta-feira (24 de abril de 2009), será realizada uma sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas, às 9h, que discutirá a instalação de um Comitê de Educação em Direitos Humanos. Foram convocadas para a audiência várias instituições representativas dos Direitos Humanos, como a OAB, Ministério Público, Polícia Federal e Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas.

A audiência é resultado da Capacitação de Educadores da Rede Básica de Educação em Direitos Humanos, REDH Brasil, e operacionalizada pelas Pró-Reitorias de Extensão das universidades federais dos 15 estados brasileiros que tiveram uma pontuação muito baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Em Alagoas, a capacitação iniciou em agosto do ano passado e tem seu término ainda este mês. O projeto é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos, cumprindo uma recomendação da Organização das Nações Unidas, a fim de promover uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos.

Cerca de 500 cursistas alagoanos divididos em quatro pólos participam do REDH desde seu início. Maceió, Santana do Ipanema, Porto Calvo e Arapiraca foram os municípios contemplados pelo projeto, que é voltado para professores, funcionários, gestores da rede pública, lideranças comunitárias, Organização Governamental, ONG, Policiais e demais membros da sociedade civil organizada e estudantes de várias áreas.

A equipe alagoana é composta pela Profª. Drª Mara Rejane Alves Nunes Ribeiro (coordenadora), Janda Maria Alves de Alencar (Assistente Social) e Isaac de Santana Nunes (estudante de Serviço Social), com envolvimento do Pró-Reitor de Extensão, Eduardo Lyra e do coordenador de extensão, José Roberto.

A capacitação trata-se de um planejamento estratégico do eixo de Educação Básica do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, dentro das diretrizes do Plano Mundial de Educação. Dessa forma pretende promover mudanças no sistema educacional no sentido de implementar uma cultura de educação em Direitos Humanos nas escolas.