domingo, 19 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO ACESSÍVEL "TESOUROS DO LOUVRE: RETRATOS ESCULPIDOS POR HOUDON"

DEFICIENTES VISUAIS TÊM ACESSO À EXPOSIÇÃO
"TESOUROS DO LOUVRE: RETRATOS ESCULPIDOS POR HOUDON"


No âmbito das comemorações do ano da França no Brasil, a exposição "Tesouros do Louvre: Retratos esculpidos por Houdon", composta de vinte esculturas de grande sensibilidade e beleza pertencentes ao acervo do Museu do Louvre, proporcionará ao público brasileiro a oportunidade de conhecer no Museu Histórico Nacional, de 29 abril a 5 de julho, a vida e a obra do artista francês Jean Antoine Houdon (1741-1828) e o mundo de sua época. O inestimável apoio da Comissão de Eventos do Ano da França no Brasil do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a parceria do Museu do Louvre e do curador da coleção, Guirlherme Scherf, da empresa organizadora EMC e o generoso patrocínio da PSA Peugeot Citroën, estão viabilizando a realização da exposição no Rio de Janeiro.

Além de esculturas de personagens históricos, entre os quais os franceses Mirabeau, Condorcet, Rousseau, Voltaire e Diderot e os americanos Benjamin Franklin (com quem o artista viajou da França para os Estados Unidos) e George Washington, serão expostas, ainda, a obra prima em mármore "Morphée" e esculturas retratando a família do artista. Numa tela de aproximadamente quinze metros, serão projetadas imagens que abordarão o contexto histórico da França no período em que Houdon criou suas obras, seus principais e mais importantes personagens, bem como a realidade brasileira de então. Uma instalação em tamanho real, produzida a partir da imagem do quadro "L´Atelier de Houdon", de Louis-Leopold Boilly, reconstituirá o ambiente no qual o artista elaborava suas obras.

A oferta de acessibilidade para deficientes visuais da exposição consiste em disponibilizar ao público: réplicas das esculturas de Houdon que poderão ser tocadas, legendas em braile de todas as obras expostas, catálogos com texto e planta da exposição em braile e caracteres grandes, textos da exposição em computador com sintetizador de voz e educadores especialmente treinados para proporcionar visitas educativas e descritivas. A ação educativa da exposição também terá a disposição de todos os visitantes materiais educativos sensoriais sobre a criação do artista e terminais digitais interativos.

A produção dos materiais em braile é da Fundação Dorina Nowill para Cegos e a assessoria e treinamento dos profissionais para acessibilidade na exposição é da Museus Acessíveis.

A exposição é aberta ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. O museu não é aberto ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional: R$ 6,00 (seis reais).
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

Local: Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº. Próximo à Praça XV. Rio de Janeiro - RJ
Mais informações:
Telefone: (21) 2550-9220
E-mail: mhn02@visualnet.com.br