domingo, 26 de abril de 2009

PRÊMIO ETHOS-VALOR - 9ª EDIÇÃO


PRÊMIO ETHOS-VALOR - 9ª EDIÇÃO



Concurso destinado a professores e estudantes universitários para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade aplicada às empresas


O Prêmio Ethos-Valor - concurso destinado a professores e estudantes universitários para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade aplicada às empresas - prorroga seu período de inscrição, com o objetivo de dar oportunidade para que mais pessoas participem e tenham tempo de fazer os últimos ajustes nos trabalhos.

Em sua 9ª edição, o Prêmio traz novidades e quer mobilizar e aprofundar conhecimentos, disseminando o conteúdo da Carta da Terra - que é uma referência histórica na defesa da construção de uma sociedade planetária sustentável - e aproximando ainda mais a pesquisa universitária do desafio da implementação de uma gestão sustentável das empresas.

A principal inovação na 9ª edição é a criação da categoria Mista e Temática. Para tratar de temas emergentes e das questões mais críticas para as empresas, o concurso propõe que grupos formados por no máximo cinco (5) pessoas, que incluam obrigatoriamente professores e estudantes, inscrevam trabalhos sobre Como as Empresas Podem Contribuir para a Redução da Pobreza.

Para a categoria Estudantes, o desafio será o de desenvolver artigos relacionando - obrigatoriamente - a gestão da responsabilidade social empresarial (RSE) e/ou o desenvolvimento sustentável (DS) aplicado às empresas com os princípios e artigos da Carta da Terra. Para quem já tem um trabalho em desenvolvimento ou pronto, é plenamente possível se inscrever, apenas apontando no sumário executivo do mesmo a relação entre o conteúdo do trabalho acadêmico sobre RSE e/ou DS e o conteúdo da Carta da Terra.

Na categoria Professores, o tema para o artigo será Educação para a Sustentabilidade. Os trabalhos devem abordar uma formação universitária que prepare os estudantes para lidar com o desafio da sustentabilidade no trabalho e na vida.

Num momento de crise econômica e que exige a criação de novos modelos e caminhos, a reflexão acadêmica pode contribuir para o desenvolvimento de saídas para uma sociedade mais justa e sustentável.

Mais informações:
Site: http://www.premioethosvalor.org.br