domingo, 19 de abril de 2009

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS TEM MOSTRA DE ARTE


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) inicia hoje, 19 de abril (Dia do Índio), a Semana dos Povos Indígenas de Porto Alegre 2009. A iniciativa tem como objetivo destacar as questões culturais dos povos indígenas que vivem na cidade e terá atividades até o dia 26.

A programação contempla as produções artística e cultural dos coletivos indígenas locais, bem como a produção e a divulgação da cultura indígena junto à comunidade porto-alegrense. “É o grande momento de visibilidade da cultura dos índios e da reafirmação de suas identidades”, enfatiza o coordenador do Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, Luiz Fernando Caldas Fagundes. "Para os índios, a semana comemorativa é o reconhecimento da sua diversidade cultural."

Conforme Fagundes, o apoio às festas tradicionais indígenas das etnias Mbyá-guarani, charrua e kaingangue, realizadas durante todo o mês, se dá por meio de recursos para alimentação, já previstos no orçamento municipal. A mostra dos trabalhos indígenas será realizada entre os dias 20 e 24, numa parceria entre SMDHSU e Câmara Municipal.

Reabertura da Loja Indígena – Dia 26 de abril, às 11h, será reaberta a loja 22 do Mercado Bom Fim. O espaço é dedicado à exposição e comercialização da arte dos povos Mbyá-guarani e kaingangue. O evento de reabertura contará com a presença de lideranças indígenas e secretários municipais.

Programação da Semana Municipal dos Povos Indígenas:

Reabertura da Loja de Arte Indígena

Data: 26 de abril de 2009
Horário: 11h
Local: Mercado do Bom Fim, loja 22
Realização: Povos Indígenas Mbyá-Guarani e Kaingangue
SMDHSU – Smic - Iecam
Patrocínio: Petrobras

Festas Tradicionais Indígenas
Durante o mês de abril os Mbyá-Guarani, Charrua e Kaingangue estarão realizando em suas comunidades as festas tradicionais.
Apoio: SMDHSU

Mostra de Arte Indígena
Data: 20 a 24 de abril de 2009
Exposição e Comercialização de Arte Indígena
Local: Câmara Municipal de Porto Alegre

A Semana Municipal dos Povos Indígenas é parte das políticas públicas para as etnias promovidas pelo município, criada por meio da Lei 8114, de 1998.