domingo, 19 de abril de 2009

TELECENTRO TEM VAGAS EM CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITO

TELECENTRO TEM VAGAS EM CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITO


O Telecentro de Formação de Monitores abriu inscrições para o curso Informática Básica e Inclusão Digital. Serão cinco turmas, nos turnos da manhã e tarde, incluindo horário especial para idosos. A iniciativa é do programa Telecentros, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), em parceria com a Fundação Pensamento Digital. Inscrições devem ser realizadas das 8h30 às 18h, no telecentro de Formação (Rua João Alfredo, 607. Bairro: Cidade Baixa. Porto Alegre).

A média mensal de alunos formados no telecentro de Formação é de 41 pessoas. As aulas serão de segunda a quinta-feira. São duas turmas de manhã e três à tarde. Segundo a coordenação do programa, a média de acesso à Internet, em horários livres, é de 376 usuários por mês. Aos estagiários das unidades também é exigido o curso de formação em informática. O objetivo é capacitá-los a ensinar noções básicas de informática aos usuários das unidades.

Atualmente há 36 telecentros em funcionamento na Capital, reunindo ao todo cerca de 400 computadores. A manutenção dos equipamentos e a conexão com a rede de fibra óptica são responsabilidade da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa). O calendário dos cursos gratuitos de informática nos outros telecentros está sendo definido conforme a necessidade de cada região.

Programa Telecentros - O objetivo é promover a inclusão digital de pessoas sem acesso às novas tecnologias da informação. Os telecentros funcionam em parceria com a comunidade e apoio de empresas privadas. O Plano de Inclusão Digital, com telecentros em diferentes pontos da cidade, promove iniciação à informática e oferce noções de cidadania, além de orientações sobre o bom uso de ferramentas como a Internet.

Os telecentros estão incluídos no Programa Segurança Cidadã, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU). O objetivo é retirar os jovens das ruas e combater a violência e a criminalidade por meio da inclusão digital.

CURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA/INCLUSÃO DIGITAL:

Manhã
Terceira idade: 9h as 10h30, segunda e quarta-feira.
Básico (todas idades): 10h as 11h30, terça e quinta-feira.

Tarde
Terceira idade: 16h as 17h30, segunda e quarta-feira.
Básico 1 (todas as idades): 13h30 as 15h, terça e quinta-feira.
Básico 2 (todas as idades): 16h as 17h30, terça e quinta-feira.