quinta-feira, 12 de março de 2009

NOVA SÉRIE "ASSIM VIVEMOS"

NOVA SÉRIE "ASSIM VIVEMOS"


A nova série da TV Brasil - Assim Vivemos - estréia no domingo, dia 15 de março, às 18:30, contemplando todas as acessibilidades para o telespectador. A TV pública exibe o programa Assim Vivemos cumprindo seu objetivo de debater e mostrar os problemas que envolvem a população brasileira e, ao mesmo tempo, contribuindo para a construção da cidadania e a inclusão de todos os brasileiros.


ASSIM VIVEMOS, 26 EPISÓDIOS QUE INVESTEM NA INCLUSÃO

A série mostrará histórias de inclusão e superação no Brasil e no mundo, veiculando filmes e depoimentos que mostram que é possível quebrar barreiras, paradigmas e superar preconceitos culturais e de costumes. Composto de 26 episódios, cada programa mostrará sempre a vida de um personagem e um ou dois documentários. A apresentação será de Moira Braga e Nelson Pimenta.

Moira é formada em Comunicação pela UniverCidade e tem deficiência visual. Nelson é ator e formado em Cinema na Faculdade Estácio de Sá, no Rio. Ele tem deficiência auditiva. Os dois apresentam Assim Vivemos, simultaneamente: Moira narra em língua portuguesa e Nelson, em LIBRAS, língua dos sinais para pessoas com deficiência auditiva.

Para as pessoas com deficiência visual, o programa possibilitará a audiodescrição (narração em off, descrevendo as informações que estão na imagem e que não podem ser percebidas somente pelo som: cenários, paisagens, ações, gestos, figurinos etc). As pessoas com deficiência auditiva obterão as informações por meio de um intérprete (no canto da tela), que traduz o filme para LIBRAS e também estará disponível o recurso da legenda oculta, que contém as informações de ruídos e músicas.


ESTRÉIA

O programa Assim Vivemos, da TV Brasil, além de exibir curtas dos mais diferentes lugares do mundo sobre pessoas com deficiência, também produzirá um quadro chamado Personagem da Semana, no qual traçará, em poucos minutos (de 2 a 4 minutos), o perfil de um personagem brasileiro com deficiência que esteja inserido de maneira bem sucedida na sociedade.

No primeiro programa, o personagem da semana será o Gabrielzinho do Irajá. Gabrielzinho será mostrado em diversas situações: na escola (dentro da sala de aula, copiando a lição em braile, convivendo com os colegas e falando da sua experiência como estudante cego), em casa (cantando, tocando teclado e falando da sua vida na música) e no desfile da escola de samba mirim da Portela, a Filhos da Águia (ele é o intérprete da escola e o autor do hino, que é cantado antes do desfile começar). Ele nos fala da importância da convivência das crianças “ditas normais” com as crianças com deficiência, do valor de ter recebido pela primeira vez, este ano, os livros didáticos em braile e do que representa a música na sua vida. Gabrielzinho ficou conhecido, aos nove anos de idade, quando atuou na novela América, da TV Globo.

O programa Assim Vivemos mostrará, ainda, dois curtas-metragens de sucesso: A pessoa é Para o Que Nasce (documentário, 35 mm , 6 minutos – Brasil, 1998), dirigido por Roberto Berliner, que conta a experiência da vida sem visão de três irmãs cegas, em Campina Grande , na Paraíba, que cantam em troca de esmolas, e Egito (documentário, 16mm, 10 minutos - Áustria, 1998), dirigido por Katrin Resetarits.


DEPOIS DO PROGRAMA, PARTICIPE DO BATE-PAPO

Ao final de cada programa, os telespectadores poderão participar do bate-papo no site da TV Brasil (www.tvbrasil.org.br/assimvivemos) - sempre com a presença de um convidado especial. Assim Vivemos contará, ainda, com um fórum permanente de discussões e quem se cadastrar poderá assistir ao programa da semana. O site será comandado por Marco Antonio de Queiroz, o MAQ - consultor de acessibilidade na internet e engajado nos movimentos pelos direitos das pessoas com deficiência. Ele próprio tem deficiência visual.

O programa Assim Vivemos surgiu a partir do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, de 2003, realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), que apresentou uma mostra com o mesmo nome. A recepção do público e da mídia foi tão boa que, em 2005, a mostra virou um festival bienal (com edições em 2005, 2007).

Data: 15 de março de 2009
Horário: 18:30
Local: TV Brasil