quarta-feira, 4 de março de 2009

SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DA MULHER

SAÚDE PROMOVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DA MULHER


Doenças do coração e câncer de mama são as maiores causadoras de morte entre mulheres na Capital. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborarou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Ao longo do mês, de forma gratuita, serão realizados exames citopatológicos, mamografias, colesterol, triglicerídeos e outras atividades que facilitem o acesso das mulheres aos serviços preventivos de saúde oferecidos pela prefeitura.

Segundo a coordenadora das Políticas de Saúde da Mulher, Luciane Rampanelli Franco, desde 1980, a principal causa de mortes entre mulheres de Porto Alegre é a doença cardiovascular, sendo que em 2007 os distúrbios cardiovasculares apresentaram uma porcentagem de 34,6% das mortes e as neoplasias chegaram a 23,7%. Conforme Luciane, as mortes por câncer de mama têm se mantido em patamar alto e estável. "Nos últimos cinco anos, a média foi de 200 mortes por ano entre mulheres", explica. Já o câncer de colo de útero tem apresentado tendência de queda na mortalidade, sendo que até 2007 se encontrava abaixo de 50 mortes/ano.

Atividades - A realização de exames de prevenção como o citopatológico, mamografias, colesterol, triglicerídeos e glicemia de jejum são algumas atividades programadas para o mês de março. Grupos, oficinas e palestras sobre planejamento familiar, prevenção do câncer de mama, violência contra a mulher e embelezamento também serão desenvolvidas nas unidades de saúde durante o mês.

Dia 13 de março, o PSF Santa Marta promove banca de prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Dia 21 de março, o Centro de Saúde Modelo realiza Coleta de CP, oficina de beleza de dança e expressão corporal. A comunidade também poderá acompanhar palestra sobre violência contra a mulher, a partir das 8:30, na UBS Passo das Pedras (dia 24).


Prevenção - Veja algumas dicas de cuidado com a saúde para prevenção de doenças cardiovasculares: prática de atividades físicas regulares, dieta saudável e avaliação clínica regular, principalmente após os 40 anos.

As mulheres devem fazer mensalmente o auto exame da mama e o exame clínico da mama (anual) com profissional capacitado. As mulheres acima de 35 anos, e com fatores de risco para câncer de mama (histórico familiar), devem fazer exame clínico e mamografia anual.

Todas as mulheres acima de 50 anos devem fazer mamografia anual. O exame citopatológico do cólo do útero deve ser realizado desde o início das relações sexuais ou acima de 18 anos, anualmente, após dois exames normais, esta paciente poderá fazer o exame a cada três anos.