quarta-feira, 11 de março de 2009

PROJETO “-PAI? -PRESENTE!”

LANÇAMENTO DO PROJETO “-PAI? -PRESENTE!”


Aproximadamente 300 pessoas da comunidade de São Sebastião do Caí assistiram ontem à noite, dia 10 de março, no Centro de Cultura, o lançamento do projeto Pai? – Presente!, que tem o engajamento da prefeitura do município, da Associação do Ministério Público e da ONG Brasil Sem Grades. O objetivo é mobilizar toda a comunidade para combater, além da evasão escolar, drogas, delinquência juvenil e comportamentos antisociais como vandalismo e prostituição infantil.

O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, ressaltou a importância do evento. “O nosso município está sendo pioneiro no lançamento deste projeto de cunho social, que envolve a promotoria, o judiciário, a prefeitura e, principalmente, a comunidade”, salientou Lauermann.

O promotor de Justiça do município, Charles Martins enfatizou que os promotores do Estado, através da Associação do Ministério Público, estão engajados no projeto. “Precisamos trabalhar, juntos, na prevenção dos atos ilícitos”, finalizou.

O presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, apresentou o projeto, detalhando os itens para a comunidade e autoridades locais. Salientou o ciclo problemático que envolve os jovens como o empurra-empurra de responsabilidades. “A família transfere sua responsabilidade para a escola, que a transporta para o Conselho Tutelar que, por sua vez, manda para o Ministério Público, sendo que este julga e encaminha para a Fundação de Atendimento Sócioeducativo (Fase). A proposta deste projeto é, justamente, quebrar este ciclo. Entre a família e a escola, precisamos ter a figura do Pai”, enfatizou Oderich.

Oderich apresentou alguns dados referentes à ausência paterna. “Foi realizada pesquisa no Centro de Atendimento Sócioeducativo (Case) de Caxias do Sul, onde 71% dos adolescentes infratores não tinham o nome do pai na certidão de nascimento. Também existem números que apontam que 67% dos casos de drogas e crimes cometidos estão relacionados à ausência paterna”, destacou Oderich.

“O projeto tem como base a educação e, para tanto, serão apresentados vídeos em escolas, no comércio, nas fábricas, enfim, em todos os lugares que possamos mobilizar a comunidade caiense. Queremos fazer um levantamento dos pais que não reconhecem os filhos e não pagam pensão, daqueles que reconhecem e pagam pensão e daqueles que reconhecem, pagam pensão e apenas visitam. Não queremos que os pais apenas visitem seus filhos, mas que participem da educação da sua prole, que estejam realmente presentes na família”, salientou Oderich.

Fonte: Enfato Comunicação

Mais informações: