sábado, 2 de maio de 2009

4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS DA AMÉRICA DO SUL

4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS DA AMÉRICA DO SUL

A exibição acontece entre os dias 5 de outubro e 8 de novembro, deste ano. A Mostra é voltada para obras realizadas em países da América do Sul, e concluídas a partir de 2006. O conteúdo deve contemplar aspectos relacionados ao tema Direitos Humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero, ou suporte de captação/finalização. As exibições serão feitas por meio digital.

Durante a Mostra, as obras mais votadas pelo público serão contempladas com o Prêmio Aquisição TV Brasil nas categorias longa, média e curta metragem.


DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DA 7ª ARTE

A Mostra é realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), com produção da Cinemateca Brasileira e do SESC São Paulo e patrocínio da Petrobras. A novidade é a expansão do evento para 16 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Celebrando os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a 4ª edição do evento tem curadoria de Francisco Cesar Filho. A programação compreenderá uma seção contemporânea, uma retrospectiva histórica, homenagem e encontros.

Desde o ano passado, os filmes contemporâneos passaram a ser programados não apenas por meio de convite da curadoria, como nos anos anteriores, mas também via seleção pública por meio de convocatória.

Em suas três primeiras edições, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul exibiu títulos realizados na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A mostra se consolidou como importante estuário de reflexão no qual os direitos humanos encontram-se com a expressão cinematográfica. Ao exibir a produção contemporânea sul-americana, o evento promove o encontro de cineastas, militantes e ativistas com o público de diversas regiões do país.


COMO INSCREVER SUA OBRA:

A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada para a organização da Mostra por meio do site http://www.cinedireitoshumanos.org.br que tem um link no alto da home page da SEDH.

Devem ser enviadas cópias em DVD acompanhadas de sinopse, foto, ficha técnica e contato devem ser encaminhadas até 12 de junho de 2009 para o seguinte endereço:

4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
São Paulo - SP
CEP: 04021-070

Mais informações:
Telefone: 55 (11) 3512-6101; 55 (11) 3512-6111 ramal 210